, , , ,

Desafio Mais Verão: Final do Desafio

setembro 27, 2020 Mafi 0 Comments

  


E acabou mais um desafio! Gostei muito de participar neste desafio ao longo destes 3 meses de verão porque deu-me a oportunidade de ler 9 livros que já tinha na estante há muitos anos (a maioria entre 3 a 5 anos) . Sei que vai haver agora um desafio para o Outono mas vou dar uma pausa porque já começo a sentir alguma fadiga por estar a participar em tantos desafios seguidos. Talvez no Inverno de 2021 volte a entrar. 



Reality Boy de As King

Já há muito tempo que queria ler algo desta autora, sempre ouvi dizer que era uma das melhores autoras de YA, porque os livros eram muito reais e lidavam com temas polémicos sem "panos quentes". Vale a pena dizer que este livro é mais um livro que fala sobre o impacto dos reality shows não adolescentes. Já tinha lido um livro assim no início do ano - Something Real- e tinha gostado embora esse seja bem mais suave do que este e mais focado no romance. 

Aui temos Gerald, um rapaz que quando era pequeno participou num reality show tipo ''Supernanny'' por ser uma criança problemática. A verdade é que Gerald cresceu e continua com os seus problemas, desta vez de socialização e de saúde mental. O facto de ser conhecido desde a sua infância sem ter culpa nenhuma fez com que crescesse a odiar a família, sem amigos por perto e a ser gozado por todos. O livro é intercalado entre os episódios do reality show e a vida de Gerald agora e é um livro muito pesado. Apesar de ter gostado e de achar real houve partes realmente exageradas e o livro tem muitas asneiras o que torna a escrita da autora muito vulgar e ordinária. Ao princípio foi difícil ligar-me ao Gerald mas quanto mais lemos, mais percebemos que ele só é assim porque tem uma família completamente marada da cabeça que não o compreende, nem o ajuda. O romance é engraçado mas nada de especial e achei a Hannah também um pouco estranha. Não sei se foi a melhor estreia com a autora mas pelo menos pretendo dar mais uma oportunidade aos seus livros.



Adeus de Susana Almeida 

Mais um livro antigo da estante, este já tinha há 4 anos para ler. É também o primeiro livro de uma autora portuguesa que leio este ano com alguma vergonha minha. Atenção que eu gostei deste livro mas parti para a sua leitura às cegas porque não sabia nada sobre ele. Li algumas opiniões por alto e pareceu-me ser um romance com alguns toques de fantasia/Sobrenatural. Se estão aqui atentos ao blog, sabem que eu não leio esses géneros porque não gosto mas um pequeno toque não me incomoda. No geral vamos acompanhando várias personagens e isso surpreendeu-me porque estava a gostar bastante da Carina com o Lucas até aparecer outra personagem. A autora conseguiu manter-me interessada durante todo o livro, seja com as várias histórias paralelas das outras personagens, seja com os twists que ia dando a história. Eu no geral gostei mais das personagens do que a história em si, acho que a autora conseguiu caracterizar muito bem todas elas, fosse a mulher sofrida ou a filha rebelde ou o rapaz galã. Admito wri adorei o Lucas! É aquela personagem masculina que todas as mulheres desejam que fosse real. :D

Tenho mais um livro da autora para ler em ebook e irei eventualmente lê-lo até porque esse é mais recente e quero acompanhar a evolução da autora.



O Espião Português de Nuno Nepomuceno 


Já andava a adiar esta leitura há uns anos mas decidi que estava na hora. Ganhei um exemplar deste livro na feira do livro de 2015 e veio com um autógrafo e dedicatória  do autor e tudo (até porque no evento ele estava mesmo ao meu lado)!

Eu não sou pessoa de ler livros de espionagem. Acho que o único que me lembro que li e adorei foi o "Tenho de Saber" da Karen Cleveland mas até já saiu a continuação cá e eu apesar de ter adorado ainda nem peguei no 2º volume.

Posso dizer que é um livro que vai mantendo sempre o interesse do leitor. Gostei do final que fez - me lembrar a série Orphan Black e a revelação do Diogo também foi uma surpresa. No entanto e apesar de ter gostado do André achei que algumas situações ele nem parecia um espião. Digo isto pelo facto de espiões são (ou supostamente têm de ser) pessoas frias, desligadas do emocional para levarem a cabo as suas missões. Achei o André por vezes muito emotivo e pouco racional o que não deve ir de acordo com a formação que deve ter. Mesmo assim gostei de acompanhar o lado pessoal do André, com a família, amigos e o Amor.

Apesar do enredo não ser do que mais aprecio, sem dúvida que a escrita do Nuno está a nível do que se publica lá fora. Em termos de livros portugueses, achei um livro muito bem escrito, as vezes tinha frases curtas a mais mas adorei mesmo a escrita. 

Desta trilogia não vou continuar a leitura porque sinceramente não gosto mesmo de livros de espionagem mas o autor tem mais livros soltos que irei sem dúvida dar uma hipótese. Tendo sido este o seu primeiro livro, acredito que tenha evoluído como autor e portanto vou continuar a apostar em Nuno Nepomuceno.


É pronto, aqui ficam todos os livros que li para este desafiom Não consegui ler todos dentro do prazo dos três meses mas também só me atrasei por uns dias! Até ao próximo desafio!





0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!