, ,

Opinião Young-Adult: "A Barraca do Beijo" de Beth Reekles

dezembro 22, 2018 Inês Santos 0 Comments



A Barraca do Beijo faz parte do meu leque de livros que têm adaptação cinematográfica. Neste caso o filme é da Netflix e vi-o antes de ler o livro, o que, agora que acabei este último, ainda não percebi se foi bom ou mau.
Esta opinião vai ser então uma comparação entre os dois, com o que mais gostei num ou noutro.
Como é de esperar há muitas cenas semelhantes e falas iguais, mas estas foram menos do que estava à espera. Há também cenas trocadas, começando logo pelo principio e duas partes da história que foram completamente alteradas:
- No filme, tudo começa com a paixão de Elle por Noah, mas que é proibida porque o irmão de Noah e seu melhor amigo Lee, se sente inferiorizado pelo irmão mais velho. Os dois amigos, nascidos no mesmo dia e inseparáveis, têm portanto várias regras, uma delas é Elle nunca se apaixonar por Noah, que claro vai acontecer.
- No livro, não existem regras nenhumas, e Lee não se sente inferiorizado nem proíbe Elle de nada.
Ponto para o livro, visto que achei a questão das regras demasiado pensadas e nada reais. Mas em ambos Elle muda de corpo e é constantemente assediada pelos outros rapazes e é superprotegida por Noah. No filme é bastante óbvio que Noah gosta de Elle, mas também é no filme que a paixoneta de Elle é mais óbvia, enquanto que no livro a achei muito desinteressada, principalmente porque as atitudes não correspondiam ao que ela dizia, principalmente quando disse que a amizade de Lee era muito mais importante do que Noah, tanto que o excluiu rapidamente da equação, para depois afinal estar apaixonada. Sem química no livro, portanto.
A segunda parte mais marcante que foi bastante diferente, já para não falarmos na ordem das festas, dos bailes, dos costumes, das mascaras, dos restantes beijos, foi o final. Mais uma vez o livro ganhou ao filme quando toda a família se foi despedir. Além disso, o final do filme é marcante, não dando azo para nenhuma continuação e mais uma vez mostrando que Elle ultrapassa bastante bem a situação; enquanto que no livro o final é deixado em aberto.
Em ambos gostei da cena do primeiro beijo, mas no livro a razão de Elle ir para banca é muito confusa, tanto que voltei a ler e fiquei sem perceber que maquinação foi aquela. Enquanto que no filme, com as suas "mean girls" a cena está mais esclarecida.
No livro encontramos muito mais personagens secundárias, com o leque de amizades de Elle e Lee muito mais abrangentes. 
No filme temos muito mais cenas de sexo, enquanto que no livro são escassas. Aqui ponto para o filme, já que tem outros atractivos.
Em ambos se percebe a diferença de alturas, principalmente no filme. As descrições de ambos os protagonistas são diferentes e acabei por gostar mais do Noah do livro do que do filme em termos de personalidade, mas sempre o imaginando como o actor escolhido.
No filme há mais cenas de amizade e que puxam um pouco à comédia, enquanto que no livro é tudo muito melodramático, principalmente na segunda metade, quando Elle está sempre com grandes discursos, longos pensamentos, e atitudes controversas e hesitantes.
A história não deixa de ser fofa e muito YA. Tanto no filme como no livro as expressões são um pouco forçadas, mas sendo uma história para adolescentes estes "exageros" são perdoados.
A capa do livro e do filme neste caso é igual.

Elle Evans é o que toda garota quer ser: bonita e popular. Mas ela nunca foi beijada. Noah Flynn é lindo e um tanto quando bad boy – tá, o maior bad boy da escola – e o rei dos joguinhos de sedução. A verdade é que Elle sempre teve uma queda pelo jeito descolado de Noah, que, por coincidência, é o irmão mais velho de seu melhor amigo, Lee. Essa paixão cresce ainda mais quando Elle e Lee decidem organizar uma barraca do beijo no festival da Primavera da escola e Noah acaba aparecendo por lá. Mas o romance desses dois está bem longe de ser um conto de fadas. Será que Elle vai acabar com o coração partido ou conseguirá conquistar de vez o bad boy Noah?

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!