, , , , , , , ,

Top 10...Os Melhores de 2017 (Mafi)

janeiro 01, 2018 Mafi 0 Comments

Resultado de imagem para top top 10

2017 teve os seus momentos altos e os seus momentos baixos. Foi um ano em que fui generosa com bastantes livros e dei muitas 4 e 5 estrelas mas também foi o ano em que desisti de mais livros, alguns mesmo quando já tinha lido mais de metade. No geral foram mais de 100 leituras, com uma média de 300 páginas por livro, o que não é muito. 2018 vai ser para ler livros antigos da estante, alguns deles calhamaços. Mais uma vez os ebooks ajudaram-me a ler mais e já não consigo ler só livros em papel. 

Sem qualquer ordem de preferência:
''Um Homem Chamado Ove'' foi o 1º livro a receber 5 estrelas e foi um de dois livros que me fizeram chorar no final. Ainda não consegui ver o filme. 
Seguiu-se ''Se eu Fosse tua'' de Meredith Russo que se lesse hoje não dava as 5 estrelas. Gostei e acho que é um livro importante mas não me marcou muito como os outros que irei enunciar. ''Isto acaba aqui'' está não só no top 10 mas também no top 5 de 2017 e foi o outro livro que me fez derramar umas lágrimas, adorei e é um livro que me inspira e foram várias as vezes que me lembrei dele e de algumas passagens do mesmo. O ano também foi benéfico em thrillers e de todos que li o que mais me marcou e me fez ficar ''mal da cabeça'' foi ''Aqueles que merecem morrer'' de Peter Swanson. Muito bom, com um ritmo brutal e um dos melhores finais que já li. Aguardo novas obras do autor em Portugal. Depois de anos a ouvir falar bem deste autor, finalmente alguma editora se decidiu em trazer Benjamin Alire Saénz para Portugal. Li dois livros dele: ''Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe'' e ''A lógica inexplicável da minha vida''. Infelizmente não consegui escrevinhar nenhuma opinião de jeito para vocês mas digo-vos só que o autor tem mais de 60 anos e para a idade que tem, escreve sobre sentimentos dos adolescentes de uma forma muito poética e bonita, sem tornar as personagens parvas/chatas/irritantes como em tantos outros livros que andam por aí. Embora só tenha 2 livros publicados, Nicola Yoon entra também nesta lista com o seu ''O Sol também é uma estrela'' adorei este romance e gosto muito como a autora traz personagens de etnias diferentes para os seus livros, sem ter medo de misturar culturas. Outro livro que não fiz opinião mas por achar que tudo  o que escrevesse não faria jus a este clássico foi ''A História de uma Serva'' de Margaret Atwood. Não sei como é possível que este livro, publicado originalmente em 1985, consiga ser tão actual mas a verdade é que o é e eu adorei ler. Foi talvez o livro mais diferente que li este ano, mas marcou-me bastante. De estreias de 2017, o livro mais falado foi ''O Ódio que Semeias'' de Angie Thomas, um livro sobre a comunidade afro-americana e que também traz ao de cima, assuntos importantes. Foi uma estreia muito boa. Por fim, este ano li mais ''Não Ficção'' do que nos anos anteriores e por isso destaco o discurso ''Todos Devemos ser Feministas'' de Chimamanda Ngozi Adiche. Um discurso importante e que acho que todas as mulheres vão se identificar, leiam que é muito bom. 

Olhando para este top, percebi que a maioria dos livros, foram novidades de 2017 o que mostra que as editoras andam a publicar coisas de que gosto. Em 2018 quero ver se não me tento tanto com as novidades e se encontro tantos livros de 5 estrelas nos mais de 100 livros que tenho por ler na estante. 

Top 10 sem ordem:
1 - Um Homem Chamado Ove - Fredrik Backman (Editorial Presença,2016)
2 - Se eu fosse tua - Meredith Russo (Nuvem de Tinta, 2017)
3 - Isto acaba Aqui - Colleen Hoover (Topseller, 2017)
4- Aqueles que merecem morrer - Peter Swanson (Editorial Presença, 2017)
5 - Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe - Benjamin Alire Saénz
6 - A Lógica Inexplicável da Minha Vida - Benjamin Alire Saénz (Topseller, 2017)
7 - O Sol também é um estrela - Nicola Yoon (Editorial Presença, 2017)
8 - A História de uma Serva - Margaret Atwood (Bertrand, 2013)
9 - O ódio que semeias - Angie Thomas (Editorial Presença, 2017)
10 - Todos devemos ser feministas - Chimamanda Ngozi Adichie (Dom Quixote, 2015)

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!