, , ,

Compilações: ''Autoboygraphy e Just Listen''

janeiro 22, 2021 Mafi 0 Comments

As primeiras dois leituras do ano foram em inglês de dois romances  que já queria ler há algum tempo, especialmente o da Sarah Dessen que foi um dos primeiros livros que adicionei em inglês no Goodreads no longínquo ano de 2012, embora ele até seja ainda mais antigo visto que saiu originalmente em 2006. Portanto como podem ver, este ano vai ser para ler aqueles livros que andava para ler há anos.



Começando pela primeira leitura do ano, "Autoboyagraphy" das autoras Christina Lauren, foi um livro que sempre me interessou e como estou decidida a ler um livro da Christina Lauren por mês até ler todos, decidi começar por este. Este é o livro mais diferente destas autoras e como elas dizem nos agradecimentos, é o livro da carreira delas e eu acredito. O livro conta a história do Tanner que inscreve-se num curso de escrita em que tem o propósito de escrever um livro em 4 meses. O orientador do curso é o Sebastian e os dois vão-se apaixonar. O problema é a religião do Sebastian (Mórmon) onde ele participa activamente nessa comunidade pois o pai é bispo e sempre seguiu os ensinamentos desta religião. Está é a premissa do livro que me interessou logo na altura e que agora que acabei posso dizer que adorei o livro embora tenha alguns problemas com ele. No início achei a paixão do Tanner pelo Sebastian muito repentina, típico insta-love dos livros young adults. Mas à medida que o livro foi-se desenvolvido comecei a gostar mais da relação de ambos. É um livro com muitas vertentes, de amizade, família, religião, amor. Gostei muito da parte da família do Tanner dar-lhe apoio sobre a sua sexualidade mas depois temos o contraste da família de Sebastian. Entre os dois gostei mais do Tanner pois o Seb apresentou-se um pouco inconstante durante todo o livro mas eu até entendo os motivos. Mas foi uma personagem que até ao fim foi sempre muito conflituosa para mim porque ele gostava do Tanner mas também gostava da sua religião. 

Um livro muito bom com uma capa fantástica e que gostaria que saísse cá. 




''Just Listen'' da Sarah Dessen era um livro que eu já queria ler há quase 10 anos. Esta autora outrora muito popular, já escreve YA quando ainda o YA nem era um género quanto muito menos uma moda. Já li muitos livros da Sarah Dessen e quero ler muitos mais (basicamente todos). Gosto da sua maneira de escrever e gosto das personagens que ela cria. Para quem já leu vários livros da autora, sabe que a Sarah adora escrever um bom drama familiar e aqui não é a exceção. A família é sempre um tópico muito importante nos livros da autora e aqui teremos dentro do seio familiar, ainda outro problema mais grave. a Anorexia. Aqui temos a Anabelle, a mais nova de 3 irmãs e é a rapariga que não gosta de conflitos e confusões e tenta sempre agradar a todos, incluindo a sua família e amigos. Esta condição da Anabelle fica pior quando a sua melhor amiga, decide romper com a amizade por algo que aconteceu no verão. Este rompimento acaba por influenciar o estatuto da Anabelle na escola, em que deixa de ser popular e acaba por ficar excluída e retraída. É assim que conhece o Owen, um rapaz estranho que revela-se ser uma pessoa com opiniões fortes mas também muito sincero e amigo. 

Este foi mais um livro muito bom desta autora com temas muito fortes a serem discutidos. O livro toca num tema sensível (que não é a Anorexia é outro) e que é um tema cada vez mais falado mas é importante pensar como já em 2006 havia autores a falar disto nos livros,  o que só mostra a qualidade deste livro e o quanto à frente já a autora era para aquela época (dentro do género que escrevia). Eu gostei muito da Anabelle pela sua simplicidade e por ela realmente não aparentar ser mais do que é. Quanto ao Owen, gostei dele do início até ao fim por ser muito frontal e totalmente diferente da Anabelle. Outra personagem muito importante, embora secundária foi a Whitney,irmã da Anabelle. Apesar de ela aparecer pouco, as cenas em que aparece são muito importantes para a construção da Anabelle e para a narrativa da história. Gostei muito da Whitney. 

De resto ''Just Listen'' é mas um livro fantástico no currículo desta autora e com muita pena minha não está publicado cá. 


Ficaram interessados com algum livro? 


0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!