, , , ,

Opinião Contemporâneo: "A Banana Dele" de Penelope Bloom

março 14, 2019 Inês Santos 0 Comments


Falemos então d'A Banana Dele!
O que eu mais gosto deste livro é mesmo o título, porque sem maldade podemos brincar imenso com ele e com o fruto nele representado! Penelope Bloom apresenta-nos esta saga com capas e títulos bastante apelativos que fazem qualquer uma virar a cara para confirmar que leu bem.
A história em si não é nada que já não tenhamos lido e já li romances do género com muito mais picardia entre chefe e funcionária, basta pegar num de Vi Keeland para nos rirmos mais e melhor. Mas aqui, Bloom inclui temáticas como patologias psiquiátricas que pela sinopse ou pela capa/título não temos noção nem vamos estar à espera. 
Bruce é então um personagem bastante completo que parece uma coisa, mas depois tira-se-lhe a casca e encontramos o oposto. Adorei-o! Para mim, deu 10 a 0 a Natacha, que com a sua personalidade trágica, do tipo "ups escorreguei na casca da banana que acabei de comer ao meu chefe", não me cativou assim tanto. Até porque esta última queixa-se imenso da sua vida, inclui muito mais drama, mas comparada com a vida de Bruce ela tem é que estar calada.
Além disso, achei a personalidade de Natacha demasiado exagerada, como se aquelas suas respostas que tanto surpreendem o protagonista, fossem assim tiradas tão boas e originais. Mas a meu ver não o são, o que torna tudo um pouco falso ao género teatral.
Encontramos também algumas incongruências na história, principalmente a Caitlyn, tal como algumas cenas a nível do seu trabalho.
O confronto entre eles também já se esperava e foi bastante óbvio; e o final também parece algo rebuscado e remendado.
De qualquer forma, é um livro de entretenimento, com uma classificação de 3,5 estrelas, mas que mesmo assim nos deixa curiosas para os próximos volumes. Veremos é se o próximo (A Cereja Dela) nos mantém este interesse o suficiente para experimentarmos A Guloseima Dele e O Pacote Dele. A autora também tem outro fora desta série que é O Segredo Dela (estou a traduzir seguindo a linha deste) com uma capa do género.


O meu novo chefe adora impor regras.
E há uma que ninguém se atreve a quebrar: nunca tocar na banana dele.
A sério.
O tipo é viciado em bananas.
E eu, claro, fui logo tocar na dele.
Pior, pu-la na boca. Mastiguei... e até engoli.
E foi nesse momento que ele apareceu.
E, acreditem em mim, foi mau. Muito mau!
Mas deixem-me começar pelo início...

Antes de tocar na banana de um bilionário, eu tinha acabado de conseguir o meu primeiro trabalho a sério como jornalista. Nada das tretas do costume. Nada de entrevistas a lixeiros sobre as suas rotas preferidas, ou artigos sobre a importância de apanhar caca de cão nos jardins. Já dei para esse peditório.
Esta era a minha grande oportunidade. Podia provar ao mundo que não era uma trapalhona. A missão: infiltrar-me na Galleon Enterprises para investigar as suspeitas de corrupção.
Já estão a ouvir a banda sonora do James Bond a tocar, não estão?
Eu ia ser um sucesso. Só tinha de conseguir o lugar de estagiária e não dar cabo da entrevista com Bruce Chamberson.
Agora avancem até ao momento imediatamente antes da entrevista. Sim, eu sou aquela ali de banana na mão. Uma banana com o nome dele escrito a marcador preto. É aí que ele entra e me apanha em flagrante de fruta na mão. Pouco depois, contrata-me.
Pois, eu sei. Também a mim me pareceu estranho...

4* 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!