, , ,

Opinião da Ne: "Cidade da Lua Crescente" de Sarah J. Maas

julho 20, 2021 Inês Santos 0 Comments

SEM SPOILERS

Esta opinião é daquelas que queremos escrever logo mal acabamos para conseguirmos eternizar todos os pensamentos e opiniões em relação a este livro.

Como fã da autora já sei o que posso esperar. Já sei que nem todos vão sobreviver, já sei que tudo tem um segundo sentido, já sei que nada acontece por acaso. Também sei que nem todas as relações são eternas e que de x em x capítulos vai haver uma surpresa, e que de y em y capítulos vai haver algo que acontece que nos faz repassar tudo o que lemos até ali e exclamar um enorme e bem alto AHHHHHH!

Comprei este menino e a dobrar, em livro físico e em ebook, os dois na versão brasileira. E não posso deixar de agradecer à minha querida Paula do @manias_de_leitora, que me trouxe este e mais uns tesouros para minha casa.

Bryce já estava no meu coração ainda antes de a conhecer. Todas as personagens femininas e protagonistas do livro de Sarah J. Maas têm que ser guerreiras e eu sabia que a ia adorar e ela não me iria desapontar. O impressionante é como é que a autora consegue criar três protagonistas tão diferentes mas tão magníficas. Como sempre estão carregadas de altruísmo, coragem e muito amor para dar e vender. Serão sempre protectoras dos mais fracos e enfrentarão tudo e todos. Sacrificam-se sempre sem pensar duas vezes e aqui, Bryce faz e sei que irá fazer isso e muito mais.

Como já tinha ouvido dizer, este livro é sobre amizade, sobre um amor diferente sem ser o romântico ou sexual. Adorei esse ponto nestas personagens e nesta história e ainda bem que é bem abundante. Aqui vamos ter quatro amigas, três amigos, parceiros de equipa, parceiros de fé, parceiros de guerra. Este livro está tão cheio e deixa nos de coração tão cheio. É muito bom. 

COM SPOILER

Tanto no Trono de Vidro como na Corte de Rosas e Espinhos, Celaena e Feyre têm um começo e depois têm a provação final. As duas com seus passados. Bryce também tem um passado mas menos doloroso ou com menos dificuldades, mas depois parece que tudo se acumula e tem que passar por tudo ao mesmo tempo. Ou não, mas estas 900 páginas passam tão rápido que mais parece um livro de 200. São quase 100 capítulos e está dividido em 3 partes.

Como podem ler na sinopse, acontece uma desgraça logo no inicio. Essa desgraça vai acompanhar Bryce até ao fim e acompanhar-nos também. É um peso enorme no coração que sei que irá assombrar até os próximos livros. Eu adoro Hunt, sem dúvida, mas nada como o primeiro amor. Não o consigo esquecer, tal como não esqueci no Trono de Vidro. E não falo de Chaol!

Apesar de no início achar um pouco descritivo de mais, mesmo com a desgraça inicial (está na sinopse), depois à medida que a história foi avançando, quando o plot foi se compondo, a trama foi se desenvolvendo, as relações foram-se consolidando ou até desfazendo. Há traições graves, há traições que não são traições, passamos as páginas todas com dúvidas em relação a todos os passos de todos os que envolvem Bryce, até de todo o cenário porque a história é sobre artefactos perdidos e por isso ficamos sempre atentas a pistas em todos os movimentos, descrições ou até palavras.  Normalmente não me preocupo muito com esses pormenores, se me passar a informação sei que depois esta me vai ser dada pela protagonista, mas acaba por ser divertido principalmente quando descobres que estavas certa nalgumas coisas.

Adorei a relação de Bryce com Ruhn. Ele faz-me lembrar Dorian com tamanha nostalgia! Ainda por cima Ruhn tem aquela relação com Flynn (suspiro) e com Declan. Este trio e a sua relação transportam-me para o trio Rhys, Cassian e Az. Depois há aquele bónus de Ruhn que me lembra Dorian e Manon. Ai que saudades!!! E o hunt é tão Rowan, mas menos, não sei se me entendem. Apetece me reler este, TOG e ACOTAR tudo ao mesmo tempo, fazer um mapa de coisas em comum, de escrever teorias, ... É muita emoção junta, muitas sensações que vivemos a ler tudo.

A relação das amigas é tão potente! Adorei a relação da Bryce com a Danika. Que amizade tão poderosa! Tão linda! Do início ao fim! E a cena que só se revela no final? Ma-ra-vi-lho-sa! Adoro o facto da Bryce ser tão desenrascada e talentosa, de nascença e de educação. Ela é linda por dentro e por fora, sabe que é linda por fora, só não sabe que os outros também o são e querem lhe dar tudo. Revejo a muito como a Feyre na parte em que aceita o que lhe dão, só que ela dá sempre muito mais. 

A questão da descida demorou imenso mas já estava à espera que tivesse um propósito. O sacrifício de Hunt não me afectou tanto como esperava porque sabia que se ia resolver. Mas as massagens cardíacas dele! Pormenor muito bom neste mundo de fantasia mas tão contemporâneo.

Adorei o poder dela. A tatuagem já estava à espera apesar de não ter adivinhado tudo. Mas a ligação dela com as espadas, com os livros, com os outros animais, adorei. Adorei a Lehabah e a Syrinx. Adorei as trocas de mensagens, as rotinas dela, os áudios. Consegue se visualizar tudo tão bem!

Crescent City tem toda uma variedade de personagens: feéricos (já não consigo ler nada sem eles), anjos (um grande SIM sempre), lobos (adoro adoro adoro), bruxas (tão bom), duendes, sereias, ceifadores, deuses, arcanjos, etc etc etc. Todos eles têm um papel super importante em tudo o que acontece. Mas o melhor é que temos isto tudo num mundo moderno, de telemóveis, de câmaras, de carros e helicópteros. E funciona tudo tão bem que é um mundo em que eu adorava viver, mesmo com tudo o que acontece!

SEM SPOILERS

Felizmente encontrei quem ama tanto estes livros como eu. A minha querida Mariana da @citydixie que já conhece o trabalho de Sarah J. Maas há mais tempo e sabe tudo de cor ajudando-me a exteriorizar todo o histerismo que envolveu a leitura deste livro e das memórias das outras sagas que foram surgindo. Este livro foi lido em leitura conjunta com a Bruna do @finish.the.book e ela como amante de thrillers adorou tanto como esta amante de fantasia e romance, porque esse é outro ponto deste docinho, é o facto de ter todo um mistério em volta de vários crimes. 

Infelizmente há pouca fanart de Crescent City, mas as poucas que há são muito boas. E quero partilhar as minhas preferidas convosco. Espero que com a publicação do segundo hajam muitas mais principalmente de cenas chave, acontecimentos mais memoráveis.

COM SPOILER

Queria falar mais, queria fazer aqui um resumo de tudo o que se passou do início ao fim, esmiuçar as melhores cenas e as minhas cenas preferidas. Mas é difícil escolher principalmente desde a cena do barco para a frente. A partir daí foi tudo tão bom, tão sofrível, tão romântico, tão heróico, tão movimentado e inesperado, com duas acções ao mesmo tempo, com dois conjuntos de personagens, que não conseguimos escolher qual queremos ler mais. É tudo tão intenso, tão mágico, tão profundo. Bem hoje estou cheia de adjectivos e elogios, mas estou aqui de coração cheio depois de ter terminado de ler este livro que só me apetece ir gritar ali para a rua para toda a gente o ir ler e partilhar comigo esta alegria!!!! E mais: outra característica perfeita é que como a escritora tem sempre histórias dentro de histórias, este livros têm sempre um fim, mas um fim que continua. O que dá nos vontade de ler os outros mas ficamos com o sentimento de realização e satisfação. 

Resumindo: leiam com coração aberto. Os amantes de fantasia vão adorar, os de policiais também, os de romance também, os de contemporâneo também.

Bryce Quinlan tinha a vida perfeita - trabalhava duro o todo e festejava noite adentro -, até que um demónio assassina alguns de seus melhores amigos, deixando-a destruída e mudando sua vida para sempre. Sem entender como sobreviveu ao ataque da besta, a semifeérica tenta superar a perda, com o consolo de que o culpado por conjurar o demónio está atrás das grades. Mas quando os crimes recomeçam, dois anos depois e com as mesmas características, Bryce se vê no meio de uma investigação que pode ajudá-la a vingar a morte dos amigos.

Hunt Athalar é um notório anjo caído, agora escravizado pelos arcanjos que um tentou derrubar. Suas habilidades brutais e força incrível foram definidas para alcançar um único objectivo: assassinar – sem perguntas – os inimigos do seu chefe. Mas com um demónio causando estragos na cidade, ele ofereceu um acordo irresistível: ajudar Bryce a encontrar o assassino, e sua liberdade estará ao seu alcance.

Enquanto Bryce e Hunt se aprofundam nas entranhas da Cidade da Lua Crescente, eles descobrem um poder sombrio que ameaça tudo e todos que amam, e encontram um no outro uma paixão ardente – que teria o poder de libertar os dois, se eles apenas a aceitassem.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!