,

Resumo do Ano de 2020

janeiro 05, 2021 Mafi 0 Comments


 O ano de 2020 já lá vai e aqui fica o resumo de leituras da Mafi. 

Como podem ver pela imagem acima, li 96 livros o que para mim foi muito bom. Para além de ter lido mais que o ano passado finalmente consegui sair de uma pequena ressaca literária que estava a ter desde o final de 2019. Não é que tivesse deixado de ler mas andava a ler muito pouco e a ocupar o meu tempo livre com outras coisas. Até que chegou uma pandemia e fui para casa durante um mês e meio e acabei por recomeçar a devorar livros novamente como em anos anteriores. Digo com toda a convicção que a única coisa boa do Covid foi ter começado a ler novamente. Passei de 4 livros por mês  de Fevereiro para 8 em Março,9 em Abril e 10 em Maio. E depois disso consegui manter sempre a minha média entre os 8 e os 10 livros por mês. 

Li 57 livros em inglês e 39 em português. Foi o primeiro ano em que li mais em inglês do que em português e é uma tendência que irá continuar em 2021. Infelizmente cada vez sinto mais que o mercado editorial português está muito afastado do que se publica lá fora, dos livros que estão na moda lá fora (tirando os verdadeiros sucessos literários). Há livros tão bons que nunca chegam cá, autores que são muito pedidos para serem traduzidos mas são completamente ignorados e portanto irei ficar-me pelo inglês se quiser ler os livros que realmente me interessam. 

Um exemplo disso é simplesmente olhar para a lista dos nomeados dos prémios do Goodreads (votação de leitores) do maior site da comunidade literaria do mundo e conta-se pelas duas mãos os poucos livros já publicados cá ou com previsão para saírem. 

Também o facto de ter começado a ouvir audiobooks contribuiu para esse aumento de leituras em inglês.À medida que escrevo este post, estou a ouvir um livro e já é o segundo deste ano. A liberdade que os audiobooks me dão vão ser de certeza um grande factor para eu ler mais este ano. 

Não irei fazer top de leituras porque podem ver no gráfico acima, os livros a que dei 5 estrelas. Também dei algumas duas estrelas mas foram poucas.

Foi o ano em que voltei aos desafios e que me diverti, li livros antigos na estanteas também li alguns livros menos bons que só li para preencher categorias e isso é o único ponto negativo que posso dizer de algumas leituras. Por outro lado também tive boas surpresas e se não fosse pelos desafios se calhar nunca pegaria nesses livros.

Para 2021 só desejo ter boas leituras, leituras prazerosas que me façam rir, chorar, pensar. 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!