, , ,

Opinião Sobrenatural: "A Família Radley" de Matt Haig

janeiro 04, 2014 Inês Santos 1 Comments


Está provado! As mulheres além de terem muito mais imaginação conseguem transmiti-la muito melhor que os homens... ou então ando a ler os livros errados, porque depois de Dan Brown, de José Rodrigues dos Santos e, talvez, de Oscar Wilde, que mais nenhum autor me satisfez.
Foi o que aconteceu aqui!
Com uma capa destas, com uma sinopse destas, com uma ideia destas, Matt Haig deitou tudo a perder... Penso que o maior erro dele foi mesmo a estrutura do livro ou talvez a maneira como ele contou a história.
Além de desiludida fiquei com pena, porque muitas das ideias que o autor aqui aplica são originais e tornariam esta obra vampírica como algo diferente do resto, mas ele transformou tudo muito juvenil, muito preto no branco, e, assim, tudo ficou monótono e sem qualquer interesse.
Gostei da ideia da abstinência e dos seus efeitos, tal como o sangue engarrafado e catalogado, ou até a relação entre vampiros e animais.
Gostei do par Rowan/Eve, tal como dos Passados intrincados e cruzados de todas as personagens.
Não gostei da personalidade de Peter, nem de Helen, nem de Will, nem dos vizinhos. Penso que as personagens mais jovens foram as que escaparam.
Concluindo, só esmiuçando e tentando aproveitar ao máximo é que este livro valerá a pena de ler... e de recomendar.

A Família Radley é uma família como tantas outras: mais ou menos disfuncional, mais ou menos satisfeita. Até aqui, tudo bem. Só que os pais, Peter e Helen, têm escondido de Clara e Rowan, os filhos, um segredo arrasador, mas que explica muitas coisas…
Um livro divertido, envolvente e emocionante que nos oferece o retrato de uma família invulgar. A Família Radley faz-nos pensar em que será que nos tornamos quando crescemos e o que será que ganhamos (e perdemos) quando negamos os nossos apetites.
E tu, consegues controlar os teus instintos?
Título Original - The Radleys

Edição - Julho 2011

ISBN - 9789722522779

https://www.goodreads.com/book/show/12110715-a-fam-lia-radley

1 comentário:

  1. Não gostei nada deste livro pela mesma razão. Era um livro que tinha quase tudo para ser excelente.

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!