, ,

Opinião da Mafi: "On the come up" de Angie Thomas

janeiro 03, 2021 Mafi 0 Comments


Hoje venho escrever sobre um livro que li ainda em 2020 e que adorei! Infelizmente ainda não está traduzido cá mas podem encontrar em inglês ou em português do Brasil.

 "On the come up" da Angie Thomas, autora do aclamado "O ódio que semeias" que foi publicado cá pela Editorial Presença mas que infelizmente e com alguma surpresa este não foi. Este mês já vai sair outro livro da autora lá fora e portanto presumo que a Presença não tenha mesmo interesse em continuar a publicar esta autora maravilhosa cá em Portugal. É uma pena.

No livro temos o mesmo universo que o livro anterior, ou seja para quem leu o outro livro da autora, vai reconhecer alguns lugares pois passa-se no mesmo espaço mas não é com as mesmas personagens.

Aqui conhecemos a família da Bri, que são pobres e que vivem com bastantes dificuldades. A mãe da Bri apesar de ser uma mulher honesta e trabalhadora, por ser ex-dependente de drogas ainda sofre de preconceito por isso e a tia da Bri apesar de ser boa pessoa e de saber o passado da irmã, trafica para conseguir sobreviver. Depois temos o irmão da Bri que conseguiu ir para uma faculdade e formar-se em psicologia mas agora voltou para casa e não consegue arranjar um emprego decente por ser negro.

Acompanhar esta família vai ser angustiante mas a forma como a autora mostra que realmente nem todos têm as mesmas oportunidades na vida, por mais que tentem.

A personagem principal, a Bri, é uma rapariga honesta que tem como sonho ser uma rapper tão boa quanto o seu pai que foi assassinado por um gangue. E é através de uma musica que ela compôs e que se torna viral que ela vai finalmente ter a sua oportunidade de seguir uma carreira na música e ajudar a sua família. 

Apesar de não ter gostado tanto do livro como o outro da autora, ainda assim adorei ler esta história. Mais uma vez Angie Thomas toca no tema do racismo de uma maneira inteligente, com mestria nas palavras que abre os olhos e o pensamento para muita coisa. Gosto obviamente de livros que me façam pensar, livros actuais, livros que de alguma forma mudem mentalidades e sinto que os livros da Angie conseguem isso. 

Tenho mesmo pena que este livro não tenha saído cá, não entendo a razão porque o antecedor foi muito popular. Este livro também já teve os direitos comprados para o cinema e espero que venha por aí mais uma boa adaptação. 

Sinopse da edição Do Brasil :

O aguardado segundo romance de Angie Thomas, autora do premiado best-seller O ódio que você semeia. Bri é uma jovem de dezesseis anos que sonha se tornar uma das maiores rappers de todos os tempos. Ou, pelo menos, ganhar sua primeira batalha. Filha de uma lenda do hip-hop underground que teve o sucesso interrompido pela morte prematura, Bri carrega o peso dessa herança. Mas é difícil ter a segurança de estrear quando se é hostilizada na escola e, desde que sua mãe perdeu o emprego, os armários e a geladeira estão vazios. Então, Bri transforma toda sua ira em uma primeira canção que viraliza... pelos piores motivos! No centro de uma controvérsia, a menina é reportada pela mídia como uma grande ameaça à sociedade. Mas com uma ordem de despejo ameaçando sua família, ela não tem outra escolha a não ser assumir os rótulos que a opinião pública lhe impôs. Na hora da virada dá aos leitores de Angie Thomas outra protagonista pela qual torcer. É uma história sobre lutar por seus sonhos e também sobre a dificuldade de ser quem você é, não quem as pessoas querem que você seja. 


0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!