Jojo Moyes
,
Opinião da Mafi
,
Porto Editora/5 Sentidos
,
Romance Histórico
Opinião da Mafi: "As Mensageiras da Esperança" de Jojo Moyes
Com uma capa muito pobre para o nome já consagrado de Jojo Moyes, a Porto Editora finalmente lançou o mais recente livro da autora.
Político e feminista, "As Mensageiras da Esperança" foi um romance que adorei. Já li muitos livros da Jojo Moyes e houve muitos que adorei (o meu preferido é o "Um mais um - a formula da felicidade") e ainda bem que mesmo com todo o sucesso que ela teve depois do "Viver depois de ti" que continua a entregar óptimos livros.
Já sabia que antes de ser escritora a full-time a autora era jornalista e acho que neste lvirp conseguimos ver bem essa faceta pela pesquisa história que é apresentada ao longo da obra. Aqui vamos conhecer um pouco o estado do Kentucky, uma zona rural e pobre que nos anos 30 ainda tinha muita boa parte da população analfabeta.
Posto isto, e baseado em factos verídicos, na altura houve um projecto financiado pelo governo em criar pequenas bibliotecas para dar acesso livros às populações. Este projecto chegou a ter muito sucesso, com mais de 200 bibliotecárias a trabalhar em simultâneo, quase todas mulheres. Na altura saiam a cavalo pelas estradas fora apenas com a intenção de distribuir livros e difundir o amor pela literatura.
Baseado neste projecto, a autora traz-nos em ficção a história de várias mulheres que contribuíram para a biblioteca. Mulheres diferentes entre si, quase todas com problemas mas também fartas de serem descriminadas pela sociedade e que sabem que têm valor.
Apesar de haver várias personagens, temos duas principais : Alice e Margery. Muito diferentes entre si, criam uma dupla que irá causar muitos borburinhos e fofocas na comunidade mas nunca perdem a força nem a garra em levar avante aquilo que querem e que acham que é o melhor para elas, não ligando aos comentários de quem não sabe nada sobre a vida delas.
O livro é um pouco longo mas em momento algum aborrecido, não esperava que a Margery tivesse tanto protagonismo, pensei que ia focar-se sempre na Alice mas adorei ler a história destas duas mulheres.
A autora consegue criar um ambiente muito cinematográfico, ou seja enquanto vamos lendo conseguimos imaginar estas bibliotecárias a cavalgar por entre as montanhas do Kentucky e a distribuírem os seus livros elas famílias mais carenciadas.
Adorei verdadeiramente este livro, merece as cinco estrelas e só posso recomendar este lançamento.
Para quem gosta de Jojo Moyes vai adorar este livro e quem nunca experimentou porque não gostou das premissas românticas dos outros livros dela, experimente este! É talvez o livro mais diferente da autora e de certeza que irá surpreender quem sempre teve preconceito com as obras dela.
Alice Wright casa-se com o belo americano Bennett Van Cleve na esperança de escapar a uma vida sufocante, em Inglaterra. Mas a pequena cidade de Kentucky rapidamente se revela igualmente claustrofóbica, sobretudo vivendo Alice com o sogro autoritário. É então que é feito um apelo para a participação das mulheres da cidade numa equipa para entregar livros; um projeto da nova biblioteca itinerante de Eleanor Roosevelt. Alice adere com entusiasmo.Alice conhece assim Margery, a líder desta equipa, uma mulher autossuficiente e de discurso inteligente que nunca pediu permissão a um homem para nada. A elas juntar-se-ão três outras mulheres singulares que ficarão conhecidas como as Packhorse Librarians of Kentucky.A aventura destas mulheres - e dos homens que amam - torna-se um drama inesquecível de lealdade, justiça, humanidade e paixão. Estas mulheres, autênticas heroínas, recusam-se a ser intimidadas pelos homens ou pelas convenções. E embora enfrentem todos os tipos de perigos, não desistem da missão que abraçaram: levar a sabedoria, a leitura e o mundo fantástico dos livros até aos mais pobres e desfavorecidos.Mas quando a comunidade de Baileyville se voltar contra elas, será que a determinação - e o poder da palavra escrita - será suficiente para as salvar?
Realmente essa capa podia ser melhor! Mas fiquei curiosa na mesma 😊
ResponderEliminar