, , ,

Opinião Contemporânea: ''Mil estrelas e tu'' de Isabelle Broom

janeiro 17, 2019 Mafi 0 Comments



Depois de ''O Homem que pensei que eras'' e ''Um dia de Inverno'' terem-me desiludido um pouco, resolvi apostar mais uma vez num romance da Planeta porque primeiro adorei a capa e segundo porque este livro tem apenas 300 classificações no Goodreads mas com um rating de 4*, portanto queria ver se era mesmo bom. 

Posso dizer que é um romance lindo de auto-descoberta
43380300
Aqui temos a nossa protagonista Alice, que sente-se aborrecida com a sua vida. Namorada há anos com Richard, um professor e tem uma vida estável e equilibrada, sem grandes aventuras. Mas na verdade Alice não é tão moderada como muita gente pensa. É aventureira e espontânea mas também tem um terrível medo de arriscar e desiludir a sua família e o namorado. 
Nas vésperas de fazer 30 anos, junta-se às suas duas melhores amigas que também entrarão em breve nos trinta e o trio ruma ao Sri Lanka para umas férias inesquecíveis. Lá irão travar amizade com Jamal e Max, dois amigos que também encontram-se em viagens por estas terras asiáticas. 

Primeiro, nunca fui ao Sri Lanka e não sei se a autora já foi mas se não, fez uma pesquisa brutal para enquadrar o romance neste país tão diferente. Adorei todas as descrições das cores, dos lugares, dos cheiros...podia mesmo sentir que estava numa cultura diferente. Muito bom trabalho por parte da autora. Quanto às personagens, adorei todas, até a Maureen que não é a antagonista da história mas que é aquela personagem mais mesquinha. Felizmente não tivemos um triângulo amoroso como pensava que ia haver, especialmente entre duas amigas mas a autora soube dar a volta. Adorei a conexão que a Alice teve com o Max. Não foi aquele amor instantâneo mas gostei da forma como eles conectaram-se um com o outro logo de imediato e de como a relação deles foi evoluindo ao longo do livro. 
Eu adorei a personagem da Alice e estando eu a caminhar para os trinta, muito do que ela sentia, eu de vez em quando também sinto. Pode ser que quando faça anos também vá ao Sri Lanka ou faça uma viagem maluca. eheh
Apesar da Alice ser a protagonista, o livro é contado a partir do ponto de vista do Max, um homem ainda novo mas que já sofreu bastante por ter combatido na guerra no Afeganistão. Adorei a parte poética do livro e a maneira como Max encarava a vida depois do que lhe aconteceu. 
A amizade é um ponto muito importante aqui no livro não só com a Alice, a Stephanie e a Maureen mas também entre o Jamal e o Max. A autora descreve momentos que sabemos que vamos sempre recordar não só pelo momento em si mas também pela companhia. 
Outro ponto fulcral é a família, especialmente da parte da Alice. Não esperava um envolvimento tão grande neste aspecto mas também foi bom ver uma outra realidade que podemos estar no paraíso de férias mas o mundo real continua e pode sempre acontecer alguma tragédia. 

Um romance muito focado na auto-descoberta, nos sonhos e objectivos que queremos alcançar mas também na imagem que mostramos ou construímos para que os outros tenham uma opinião positiva sobre nós.

Gostei mesmo muito deste romance e aconselho a toda a gente que gostei deste tipo de livros. 


Uma história de amor emotiva num destino deslumbrante.
Alice está a assentar. Pode não ser a vida aventureira que em tempos imaginou, mas mais do que tudo quer fazer toda a gente feliz – o seu namorado equilibrado, a mãe superprotectora – ainda que signifique que uma pequena parte de si sempre se sentirá sufocada.
Max trata de agitar as coisas. Após um ferimento devastador, está determinado em mostrar as suas capacidades. Em encontrar o homem por detrás da incapacidade, em escapar à família sufocante e partir à aventura.
Uma viagem ao Sri Lanka constitui o derradeiro grito de independência para Alice – a oportunidade de que dispõe para poder mergulhar de corpo e alma no calor, no caos e nas cores de um lugar que se situa a milhares de quilómetros de distância de sua casa. É também o momento em que conhece Max. Alice ainda não o sabe, mas toda a sua vida está prestes a sofrer uma mudança. Max ainda não o sabe, mas é ele quem irá mudá-la.

 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!