, , ,

Opinião Young-Adult: "A Escolha" de Kiera Cass

outubro 07, 2015 Mafi 2 Comments



E mais uma trilogia concluída. Hurray! Ou então não que vão sair mais dois livros!

Este livro foi lido em Abril do ano passado mas como só agora chega ao nosso país vamos lá reavivar a memória para uma opinião. 
Esperava bastante pelo final da trilogia e "A escolha" de certa forma não me desapontou, mas também não quer dizer que me tenha surpreendido muito. Como capítulo final de uma trilogia, podia ser melhor, muito melhor. (E mesmo sabendo que tem continuação, uma coisa não invalida a outra visto que o novo livro nem segue a linha temporal deste). 

Começando pelos pontos positivos: a escrita da autora melhorou consideravelmente! Está mais fluída e um pouco mais complexa, já não é tão básica como era antigamente. Finalmente a autora percebeu que tinha de explorar a parte política da história e gostei da explicação que deu, apesar de ainda ficar muita coisa para explicar, nomeadamente do mundo distópico em si. Com um enredo que supostamente se passa no futuro, tudo pareceu-me muito "ano 2015", ou seja de algo futurístico e distópico, esta trilogia tem muito pouco. Visto que hoje em dia há países monárquicos e grupos que desejam derrubar este sistema (não é preciso ir muito longe - Espanha - é já aqui ao lado) Ilhéa bem parecia um país contemporâneo e não futurístico. Até integra a moda dos reality shows  e da influencia dos media na sociedade, assuntos tão populares hoje em dia. Portanto quando ao desenvolvimento social , a autora falhou o objectivo de o tornar mais distópico, isto na minha opinião.

Outro ponto positivo foi a camaradagem que deu-se entre as últimas participantes da Selecção. Foi bom ver estes traços de amizade e companheirismo, até porque já sabemos como as raparigas tendem a ser umas com as outras: muito competitivas e mázinhas! Portanto mais um ponto a favor de "A Escolha". 

Pontos negativos para além do que já mencionei acima foi o passo corrido do enredo, incluindo o fim que ficou mal explicado e com várias pontas soltas! Mesmo assim gostei do final dado, a autora foi dando sempre pistas, principalmente neste terceiro livro, portanto não foi surpresa nenhuma!

No fundo, para mim esta trilogia tem umas capas lindas e uma historia assim-assim. Acho os livros perfeitos para leituras mais descontraídas e são indicados para jovens (15/16 anos e por aí fora) apesar de poderem serem lidos por todas as faixas etárias, claro. 

Ainda não tive oportunidade de ler o livro seguinte "A herdeira", irei fazê-lo em 2015 quando sair o 5º livro que penso ainda não tem título definido. Quanto aos contos, apesar de já ter lido alguns, se tiver oportunidade de ler em português, irei ler Happily Ever After que reúne todas as short-stories da série! 

Chegou a altura de coroar a vencedora. Quando foi escolhida para competir na Seleção, America nunca imaginou chegar perto da coroa - ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que o fim da competição se aproxima e as ameaças fora dos muros do palácio se tornam mais cruéis, America descobre o quanto tem a perder - e o quanto terá de lutar pelo futuro que deseja.


Continuação de:

2 comentários:

  1. Li o primeiro e até gostei, mas não fiquei com grande curiosidade para o segundo, especialmente depois de ler como a America é irritante.

    ResponderEliminar
  2. Adoro estes livros! Estou muito ansiosa por este, o terceiro, mas nunca chega a Portugal....sabes de algum sítio onde possa encomendar? :)

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!