, , ,

Opinião da Mafi : Todas as Palavras de Tamara Ireland Stone

novembro 04, 2022 Mafi 3 Comments



Lido em 2017

Aqui temos uma jovem, a Samantha, que é aquela típica adolescente americana que para além de ser boa aluna, é popular na escola, tendo o seu grupinho de amigas e é convidada para as melhores festas e tudo mais. O que as amigas e mais ninguém sabe (só a mãe), é que Samantha sofre de OCD, uma transtorno psicológico e que é medicada para controlar pensamentos mais negativos e situações que a deixem muito em baixo. Samantha esconde este segredo com medo e vergonha do que possam pensar dela e também com medo de perder o seu estatuto social na escola. Refugia-se no desporto, precisamente na natação, onde espera conseguir uma bolsa para a faculdade. 

A vida de Samantha muda quando um dia conhece Caroline, uma rapariga muito diferente das suas amigas perfeitas. Caroline não liga muito à aparência e não parece interessar-se por festas mas as duas meio que travam uma amizade e Caroline mostra a Samantha um clube secreto da escola, um grupo de poesia. A partir daqui Samantha começa não só a interessar-se mais por poesia mas também encontra na escrita um escape para a sua fragilidade emocional. E não fosse isto um livro young-adult, claro que também temos direito a um romance.

Gostei bastante deste livro embora tenha lido algumas opiniões negativas quanto a forma como a autora representou a doença. Nesse prisma não posso falar, felizmente não sofro disso mas tirando essa parte eu adorei tudo neste livro, desde a história até as personagens. Compreendi bem os sentimentos da Sam, de ter medo que as pessoas não compreendessem a sua doença, que as amigas se afastassem dela (se bem que com aquele grupo de amigas mais vale ter inimigos) mas também houve vezes que me apeteceu dizer-lhe para abrir os olhos e deixar de sofrer com o que os outros pensam dela. Mas lembrei-me que também já fui adolescente e também já pensei assim.

Gostei muito da componente poética do livro, não ligo muito a poesia mas achei esta parte do livro muito gira, tanto o clube secreto como as actividades deles de escreverem vários poemas e desafiarem a escrita uns dos outros. Quanto ao romance também foi muito fofinho e gostei da parte diferencial de eles já se conhecerem. O AJ é aquela personagem masculina que eu digo que só deve existir nos livros porque é perfeito.

O melhor deste livro é o twist que eu não estava de todo a espera! Muito bem jogado pela autora! Fiquei pasma quando li, foi muito bom ser surpreendida de uma maneira tão positiva.  Não esperava que o livro seguisse pelo caminho de como a mente pode enganar-nos mas achei interessante.

Em suma, embora não possa identificar-me com a maioria dos problemas retratados aqui, gostei imenso de ler este livro. A leitura flui muito bem e o inglês é muito fácil de se ler portanto se tiverem a começar a ler nesta língua, aconselho este livro.


 

 

3 comentários:

  1. Goste de ler esta opinião, acho que nunca li nenhum livro que abordasse este tema, fiquei curiosa.
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que nunca tinha lido mas gostei,tenho de ler mais alguns!!

      Eliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!