20 de maio de 2014

Opinião Young-adult: "Quando éramos mentirosos" de E. Lockhart


ADOREI ESTE LIVRO!
....
.....
.......
Not! (acho que é suposto mentir, é o que diz na sinopse) -.-


*suspiro longo mas vamos lá*

O burburinho à volta deste livro já era muito e ele ainda não tinha sido lançado. A ASA apostou num lançamento mundial e apesar de eu já ter o ARC em inglês desde Janeiro, optei então pela edição em português, porque se um livro, de uma autora estreante em Portugal, vai ser lançado aqui neste cantinho da Europa ao mesmo tempo dos USA é porque é muito bom certo?
...
ERRADO!! *pelo menos para mim*

Bem, começando pelo que gostei: a capa, apesar de não ter muito a ver com a história....


Passando para o que não gostei: a escrita é terrível! Tipo...se um livro é YA, não é só por ter adolescentes borbulhentos com as hormonas aos saltos e a dramatizar por tudo, é porque a escrita também é direccionada para adolescentes, ou seja é uma escrita mais simples e descomplicada. Pois, o que não acontece aqui, acho que a autora pensou que ia ganhar um Nobel com este livro e tentou escrevê-lo de uma maneira muito intelectual mas que pouco sentido fez. Por exemplo os parágrafos de 8 linhas, só 3 fazem sentido entre si, as restantes ou não têm ligação umas com as outras, ou não fazem mesmo sentido com  o que foi escrito acima ou abaixo (naquelas que fazem sentido.) Juntando isto tudo em 300 páginas, é normal que o livro não tenha grande direcção a maior parte do tempo e o twist no fim é ridículo, fez-me sentir estúpida e burra durante todo o livro, algo que não gosto de sentir, especialmente quando estou a ler, detesto livros que assaltem a minha inteligência, e foi o que aconteceu aqui. Não gostei deste fim e fiquei irritada! 

As personagens....fujaaaamm, nenhuma bate bem da cabeça. Gostei de haverem cães, acho que foram as minhas personagens preferidas. :) 

Concluindo...não gosto de mentiras. E de livros maus.

Sinopse aqui


We Were LiarsTítulo Original: We were liars
Edição: 2014
ISBN: 9892327365








7 comentários:

  1. Ora bem, um para não ler! Bigada miga Mafi! :D

    ResponderEliminar
  2. Ola! :)

    Hum é assim tão mau? :S

    Estava curiosa, mas a tua opinião deixou-me apreensiva...

    Através da sinopse não sei muito bem o que esperar, pena não teres adiantado um pouquinho mais da história para eu ver se vale a pena ou não. :P

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até adiantaria a estória mas dps pelo fim não sei se vale a pena, falar de algo que pode ou não acontecer (já estou a spoilar)!

      Basicamente é uma rapariga apaixonada por um rapaz, com uma família maluca, começa a ficar com amnésia e percebe que os seus amigos lhe estão a mentir - daí o nome de mentirosos. só que ela dps lembra-se e pronto, não digo mais nada...

      Beijinho

      Eliminar
  3. Hum está bem obrigada Mafi, não fiquei mt curiosa...

    Com tão boas leituras para ler passo este então... :P

    ResponderEliminar
  4. Desculpa lá,mas eu não concordo com a tua opinião. E. Lockhart escreveu muito bem este livro, e é por isso que é muito bem falado entre os escritores e as revistas mais conceituadas da América. E apesar da escrita ser direccionada para os adolescentes,ela não escreveu só para os adolescentes,porque se vires bem os temas que são abordados na obra,vais conseguir perceber que a narrativa foi muito bem construída e não foi feita só para adolescentes pois aborda assuntos graves deste nosso mundo . E acredito que o objectivo de E.Lockhart não foi fazer os seus leitores de estúpidos com aquele final,ela só quis fazer um romance diferente dos habituais e que ficasse nas nossas mentes permanente e pelos vistos foi o que ela conseguiu!
    Mas é apenas a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisas de pedir desculpa, só porque tens uma opinião diferente?....

      Não. Não é por estar bem escrito (opinião tua e não um facto) que é bem falado entre os escritores e as revistas. O 50 sombras de Grey vendeu mais de 100 milhões de livros, é falado sem parar seja revistas, televisão ou outro sítio e é porque está bem escrito? Uma coisa não tem nada a ver com a outra, não confundas as coisas.

      O resto do comentário é a tua opinião e como tu não concordas comigo eu também não concordo com o que escreveste e não tenho mais nada a dizer, porque eu já nem me lembrava deste livro até vir este comentário (ao contrário do que dizes na última linha do comentário).

      Obrigada pelo comentário.

      Eliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!