, , , ,

Opinião da Ne: "Culpa Minha (Culpados #1)" de Mercedes Ron

maio 15, 2022 Inês Santos 1 Comments

Culpa Minha é o primeiro da trilogia desta escritora espanhola que ganhou seguidores naquela aplicação agora muito em voga chamada Wattpad. Sinceramente ainda não estou convencida que seja uma boa estratégia da parte das editoras, mas escritores são escritores e histórias são histórias.

Primeiro que tudo quero também agradecer a cedência do exemplar da parte da Editorial Presença que nos tem aturado e nos tem apoiado tanto. Incansáveis! Estão nos nossos corações para sempre.

Em relação a este lançamento, podem contar com um livro novo adulto cheio de clichês e trigger warnings e tropes, mas não vai ser só isso. Com um inicio daqueles de revirar olhos e um prólogo igual ao meu do Finalmente Agosto (ou quase), a leitura vai prosseguir de forma viciante pela promessa de momentos mais interessantes e muito sexys. Sexy é o nome do meio do protagonista masculino, Nick ou Nicholas, que vai ter atributos muito evidenciados ao longo de todo o livro. Cada tshirt e calças que veste a protagonista tem que dizer quão bem lhe fica - e quem se está a queixar? Ninguém! 

O facto de ser um romance com muitas actividades, como festas nocturnas, corridas ilegais, lutas, volei, cenas familiares, vai fazer com que tenha uma linha temporal bem preenchida e por isso uma leitura bastante fluida e rápida.

A cerca de 75% começa a parte do drama, que faz parte claro, e começamos também a perceber que a actividade boa acabou há algum tempo e não vamos ter mais. E que os mesmo quatro personagens estão num loop de discotecas e de mesmos vicios e cenários. Além de que o nosso casal nem ata nem desata e o sentimento de diminuição de entusiasmo começa a aparecer. Neste ponto acho que Mercedes Ron teria ganho mais se continuasse no registo das corridas e/ou lutas ilegais, que foi o que me suscitou mais interesse já que não é uma temática que encontre muito nos romances que leio. Assim a acção centrou-se apenas nas drogas e álcool e auto-destruição de certa personagem.

Posso também acrescentar que Noah começa a contradizer-se e os seus segredos e trauma acabam por passar a hora de serem revelados. Em relação a estes a minha suspeita confirmou-se, apesar do medo do escuro ter-me suscitado suspeitas de algo ainda pior, mas como ela reagia bem aos avanços de Nicholas risquei essa hipótese. 

Os nomes dos protagonistas serem começados por N e mais masculinos que unisexo também me fez alguma confusão no inicio para identificar quem era quem.

Em relação a Jenna e Lion, são personagens que a certa altura estão ali a fazer número, o que também desmotivou um pouco a leitura. Acredito que o foco seria sempre em Noah e Nicholas, mas estes dois amigos estavam a ter grande contributo e de repente deixaram de o ter. O contrário aconteceu com Maddie (já não tenho a certeza se é este o nome da personagem), que foi uma óptima adição ao "elenco".

No geral é um romance jovem adulto cheio de adrenalina, com temáticas e trigger warnings que nos tocam no coração e aumentam imenso a empatia pelas personagens, tal como o grau de ansiedade durante a leitura. O final é super entusiasmante, mas dá um toque final ao livro, por isso ainda nem fui ler a sinopse do seguinte já que a meu ver podia terminar por aqui.

Tropes: bad-boy-good-girl, double-pov, enemies-to-lovers, forced-proximity, found-family, opostos-atraem-se, slow-burn, touch-her-and-you-die, who-did-this-to-you

Nicholas Leister foi criado para complicar a minha vida. Alto, olhos azuis, cabelo preto... Parece lindo, não é? Pois, mas se vos disser que representa tudo, mas mesmo tudo aquilo de que fujo desde que me lembro de existir… Se calhar, já não parece tão lindo assim…
Perigo. Foi esta a primeira coisa em que pensei quando o conheci e descobri que ele mantém uma vida dupla escondida do pai milionário. Como é que acabei por me apaixonar? Fácil: com aqueles olhos, ele virou o meu mundo de cabeça para baixo.

1 comentário:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!