, , ,

Opinião da Mafi: "Falsa Testemunha" de Karin Slaughter

maio 22, 2022 Mafi 0 Comments

 



Depois de uns bons anos sem ler nada desta autora (tem saído livros dela mas são de séries e eu não comecei a ler essa série nem tenho muita vontade), finalmente a HarperCollins traz o mais recente livro de Karin Slaughter que para mim é uma das melhores escritoras de thrillers! 

Um detalhe diferente é que o livro passa-de durante o Covid e este foi um aspecto que torci um bocado o nariz mas na verdade não fez assim tanta diferença embora haja bastantes referências às máscaras, álcool gel e todos os adereços que este vírus trouxe à nossa vida nos últimos dois anos. 

Aqui (e como é frequente nos livros da autora) andamos entre o passado e o presente e vários pontos de vista. 
O primeiro capítulo é logo espectacular e deixa-nos de boca aberta e é o princípio da nossa história toda que avança uns bons 25 anos depois. 

Falando do ponto forte do livro que são as personagens, aqui temos as irmãs Leigh e Callie que sofreram muito abusos no passado e na sua infância mas que felizmente conseguiram de alguma forma recuperaram um pouco deste trauma. Bem pelo menos Leigh que conseguiu tornar-se advogada, já Callie é toxicodependente que vive em estar limpa e de ressaca. 
Tudo muda quando Leigh é obrigada a aceitar um caso sobre um homem que está a ser acusado de ter violado uma rapariga. O único problema é que o homem sabe do passado destas irmãs e do segredo que elas escondem e vai fazer de tudo para as destruir ao mesmo tempo que foge à justiça. 

Ao longo das restantes 500 páginas vamos acompanhando este trio de personagens ui to interessantes e de uma forma louca. Apear de ser o vilão adorei a personagem macabra do Andrew. Adorei a força das irmãs a tentar fazer justiça e adorei o Walter por ser o ex-marido mais perfeito de sempre e por proteger a sua família. Uma das características deste livro e de todos os livros da autora que já li, é que a autora pega em personagens completamente "normais" mas que vêem-se bastantes vezes em apuros e a cometer crimes por motivos de força maior, normalmente para se defenderem, são levadas ao extremo para se protegerem a si ou aos seus entes queridos. Aqui a autora não despreza o que as irmãs fizeram no passado, dá tanto destaque a isso quanto aos crimes do Andrew. São ambos culpados. 
Se já conhecem a escrita da autora sabem que ela é bastante descritiva e não poupa nos detalhes mas nunca senti-me aborrecida apesar de achar que podia haver artes cortadas, pois até há diálogos muito semelhantes. 
O final surpreendeu-me não esperava que acabasse assim, aliás fiquei de boca aberta quando passei a página e li "epílogo", não estava mesmo a contar que a história terminasse assim! Felizmente o epílogo é longo e dá-nos algumas respostas que precisamos. 

Apesar de achar que não está ao nível "Flores Cortadas", o melhor livro da autora em opinião geral, dou cinco estrelas a este também, pela forma como me agarrou e levou-me a ler mais de 500 páginas em poucos dias. 


Uma vida comum...

Leigh Collier trabalhou arduamente para construir uma vida aparentemente normal. É advogada de defesa num prestigiado escritório de advogados em Atlanta, faria tudo pela sua filha Maddy de dezasseis anos, e está a conseguir, com sucesso, partilhar a sua educação, apesar da pandemia, depois de uma amistosa separação do seu marido Walter.

Oculta um passado devastador...
Contudo, a vida quotidiana de Leigh esconde uma infância que ninguém devia ter de suportar... uma infância toldada por segredos, devastada pela traição e, finalmente, destruída por um ato brutal de violência.

Porém, agora, o passado regressou...
Num domingo à noite, enquanto assiste a uma peça de teatro na escola da sua filha, recebe uma chamada de um dos sócios da empresa que quer que Leigh defenda um homem rico acusado de múltiplos casos de violação. Embora desconfie do caso, é evidente que não tem muitas opções se quiser manter o seu emprego. Quando se encontra cara a cara com o acusado...



 


0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!