, , , ,

Opiniao da Ne: "Six of Crows" de Leigh Bardugo

julho 14, 2021 Inês Santos 0 Comments


Depois da trilogia The Shadow and Bone, que para mim foi um grande NÃO e uma grande desilusão (menos tu Mal, continuo a adorar-te) peguei nesta duologia, também em leitura conjunta com as meninas do Clube de Leitura Mais Que Ler, mas com expectativas algo elevadas apesar de tudo. Quando comecei a ler, um pouco com medo, percebi que este seria muito diferente dos outros três que li da autora. E por aí continuou, sempre a agarrar-me com as personagens, a muita acção, às promessas de algum romance, às promessas de muita aventura deste grupo. E o que gostei mais é o facto de ser um conjunto de personagens principais, cada uma com a sua história, cada uma fazendo parte de uma teia de relações inter-pessoais intensas e/ou divertidas.
"Sem Luto."
"Sem funerais."
Estou a adorar o Kaz, a Inej e o Jesper. Adoro o facto de serem uma equipa e de terem uma dinâmica de ladrões. Faz-me lembrar e ter muitas saudades da dupla Celaena e Sam d'A Lâmina da Assassina de Sarah J. Maas.
Adoro também a Nina e começo a gostar de Matthias. O Kaz apesar de o adorar também me irrita solenemente com todo o secretismo e muitas cartas escondidas na manga, muito fiel ao seu personagem.
Aquele Jesper mata-me com o seu bom humor, a Inej super corajosa e talentosa, a Nina com um coração muito doce, também guerreira, o Kaz com a sua maldade justificável e o seu secretismo, Matthias com as suas ideologias e a sua fé e por fim o Wylan que foi um elemento que nunca pensei que se mantivesse e que ainda estou com dúvidas sobre o papel dele. Tive sempre à espera que ele os traísse, mas ele surpreendeu-me pela positiva e acho que ainda me vai surpreender mais.
"Nina é tudo o que você disse. É coisa demais."
"Hum", Inej murmurou, dando um gole da sua caneca. "Talvez você simplesmente não seja suficiente."
Aqui a autora apresenta-nos personagens mais interessantes, tanto principais como secundárias, cenários super variados e bem descritos, acções cheias de movimento e emoção, mas que conseguimos vê-las como um bom filme de acção, mesmo as escuras.
A parte do romance para mim soube a pouco, mas esse pouco, quando sabes que vai ser escasso, acaba por ser suficiente para criar alguma empolgação. Leigh Bardugo é poupada neste ingrediente e por isso qualquer colherzinha nos sabe como uma boa cena de sexo num romance erótico.
"Todo o mundo é o monstro de alguém, Nina."
Curiosamente, a parte que me meteu menos empolgação foi mesmo a parte com mais acção. Não consegui acompanhar bem a descrição e visualizar bem o cenário, por isso acabei por desmoralizar um pouco, já que é uma descrição muito complexa, com nomes estranhos e muito movimento e cenários sempre a mudar. Não me preocupo muito porque sei que vou reler e esta primeira leitura, com tanta empolgação, serve apenas para viver. A segunda leitura vai ser para saborear bem mais devagar e ler os pormenores.
Kaz se inclinou para trás. "Qual é a maniera mais fácil de roubar a carteira de um homem?"
"Faca na garganta?", perguntou Inej.
"Arma nas costas?", disse Jesper.
"Veneno no copo?", sugeriu Nina.
"Vocês são todos Horríveis", disse Matthias.
Mas de resto, acabei esta leitura com aquele sentimento de satisfação, de uma meta cumprida e saboreada. Recomendo e estou ansiosa por seguir para o Crooked Kingdom e por aí adiante. Principalmente para saber mais deste grupo super corajoso e cheio de artimanhas que conseguem sobreviver a qualquer coisa. Six of Crows não termina, apenas faz uma pausa para podermos mudar de livro e continuar esta enorme e empolgante aventura.
Podem contar também com diferentes POV's e protagonismo muito dividido. Boas e rápidas descrições, excepto na cena que já falei. Os capítulos continuam a ser longos, mas aqui não se nota tanto.
Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo. Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza. Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida. O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!