, , , ,

Opinião da Mafi: "Minha Sombria Vanessa" de Kate Elizabeth Russell

novembro 12, 2020 Mafi 0 Comments

 



Estava com muita curiosa em ler este livro, tanto pelas opiniões positivas como pelo tema principal do livro, o amor proibido entre um professor e uma aluna de 15 anos.

O livro claramente bebe da inspiração de "Lolita" de Vladimir Nabokov. Aliás, "Lolita" é citado bastantes vezes no livro.

A história é contada no presente e no passado. No presente, a Vanessa encontra se já na sua idade adulta e vive num dilema. Neste momento, o professor está a ser acusado de ter abusado de várias ex-alunas, tal como a Vanessa foi mas na cabeça dela. A historia entre os dois foi tão bonita e tão profunda que ela não acredita que está acusações sejam verdade. Para além disso, tem sido tentada por uma jornalista para dar o seu testemunho sobre a sua história no passado.

A historia principal foca-se no passado, quando a Vanessa tinha então quinze anos e vai estudar para este colégio interno. Dá-se logo muito bem com o seu professor Jacob, com quem eventualmente irá envolver-se.

Algo que gostei na autora é que ela não tenta ser parcial e mostrar o Jacob como vilão da história e a Vanessa como inocente e coitadinha. A verdade é que ambos tinham os seus problemas. Jacob era claramente um pedófilo, com um fetiche por alunas e sabia bem prepará-las para depois fazer o ataque final (neste caso elogiando-as ou dando mais atenção do que o habitual nas aulas) mas a Vanessa também tem muitas acções de adolescente infantil e imatura que também gostava dessa atenção dada pelo professor e também provocava-o de propósito. Obviamente que sabemos bem aqui quem era o adulto e que é errado mas por outro lado a autora deixa a nosso cargo nós fazermos os nosso juízos de valor.

O livro está muito bem escrito e lê-se num instante, apesar de não ser uma história de todo original, é sempre um tema polémico e actual e gostei bastante de ler este livro, acho que é uma óptima estreia desta autora. 


Em 2000, Vanessa Wye é uma adolescente de 15 anos ambiciosa e solitária. Sonhando ser escritora, não se importa de estar sempre sozinha, mas abre uma exceção quando Jacob Strane, o seu professor de inglês, lhe começa a dar mais atenção. Antes que Vanessa tenha consciência, iniciam uma relação, e ela acredita que ele realmente a ama.

Em 2017, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual. Vanessa fica perante uma escolha impossível: ficar calada, acreditando que se havia envolvido voluntariamente naquela relação… ou redefinir a sua grande história de amor como mera violação. Por um lado, não quer rejeitar esse primeiro amor, o homem que a transformou e tem sido uma presença constante na sua vida. Por outro, será possível que ele seja muito diferente do que ela pensava? Será ela apenas mais uma vítima?

Alternando entre passado e presente, Minha Sombria Vanessa é um retrato excecional de uma adolescência conturbada e das suas consequências, levantando questões cruciais sobre liberdade, consentimento, abuso e vitimização, captando de forma brilhante uma cultura em mudança que transforma as nossas relações e a própria sociedade. 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!