, , ,

Opinião Young-Adult: ''No Final, Morrem os Dois' de Adam Silvera

maio 21, 2019 Mafi 0 Comments


Depois de no ano passado ter lido o primeiro livro deste autor e não ter gostado assim tanto, este mês decidi pegar neste e que boa surpresa foi! 
Primeiro achei este livro muito mais fácil de ler do que o anterior e a temática também me puxou muito mais o interesse. Portanto vivemos num mundo normal em que as pessoas tem uma data marcada com a morte. A qualquer momento podem receber um telefonema a anunciar que tem no máximo mais um dia de vida. É isso que acontece ao nosso par protagonista, Mateo e Rufus que não se conhecem e são completamente o oposto um do outro mas têm uma coisa em comum: irão morrer no mesmo dia. 
Assim como esta aplicação que dita o fim de vida das pessoas, também há outras aplicações entre elas uma que nos permite escolher uma pessoa aleatória para passar o nosso último dia de vida. Rufus e Mateo conhecem-se pela app e juntos embarcam numa aventura de viver ao máximo este dia. 
Eu gostei imenso de ler este livro. Os capítulos são marcados pelas horas do dia e vemos dois jovens a querer redimirem-se de todos os erros que fizeram e a despedirem-se de quem mais amam. Paralelamente vamos acompanhando outras personagens como Lydia e os Plutos e no fim, tudo acaba-se juntando. 
Gostei especialmente de como Mateo e Rufus apaixonam-se embora eles próprios sintam que é um amor que se calhar é forçado pelas circunstâncias mas ao mesmo tempo sentem que é um amor real por sentirem-se tão à vontade um com o outro, como se já se conhecem-se há anos. 
Já sabemos que à medida que o livro avança que o final está próximo e que vamos-nos perguntando como eles vão realmente morrer e quem será o primeiro. O primeiro fim vem meio inesperadamente, o leitor não está preparado e realmente é de partir o coração a dor que o outro rapaz sente. 
Achei que Mateo foi mais desenvolvido que Rufus e esperava alguma explicação sobre a Death-Cast mas aceito o livro como está pois é mesmo um livro muito bom e que recomendo. 

Sem morte, não há vida. Sem perda, não há amor.

Pouco depois da meia-noite, Mateo e Rufus, dois completos estranhos, recebem a notícia de que vão morrer dentro de 24 horas. Neste último dia que lhes resta, ambos anseiam por fazer um amigo.

A boa notícia é que existe uma aplicação para isso. Chama-se Último Amigo e, através dela, estes dois jovens encontram-se para uma derradeira e intensa aventura: viver toda uma vida num só dia.

Para nos lembrarmos de que todos os dias contam.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!