, , ,

Opinião Young-Adult : "Frank e o Amor" de David Yoon

agosto 26, 2020 Mafi 0 Comments

Frank e o amor

Já há muito tempo que estava ansiosa pelo lançamento deste livro por cá. Para quem não sabe o David Yoon, é o marido da Nicola Yoon, autora de ''Tudo, Tudo...e nós'' e ''Sol também é uma estrela'', livros que adorei (e já agora os filmes também). Queria saber se o autor ia manter o meu gosto pelos livros desta família e posso dizer que sim, gostei deste livro e pretendo ler mais obras de David Yoon. Sendo o autor americano de descendência asiática, sabia que a representação ia ser muito boa. Aqui temos Frank, um rapaz americano com origens coreanas que vive num limbo. Não se sente coreano o suficiente nem americano. A sua preocupação só aumenta quando começa a namorar com a rapariga dos seus sonhos, Brit uma americana comum e muito branca. Branca demais até tanto no aspecto como nos comuns, não para Frank mas sim para os seus pais que não vão aprovar o namoro pois querem que Frank siga a linhagem familiar com uma rapariga coreana. 

Embora a base do livro possa parecer um pouco cliché, acreditem que o desenvolvimento do livro não é. O rumo que o livro surpreendeu-me porque acaba por fugir imenso ao que a sinopse mostra, aliás a sinopse acaba por enganar bastante o leitor e leva a pensar que o livro vai por um caminho, quando ele segue um rumo oposto. A história dá-nos a entender que o livro é sobre um jovem que apaixona-se por uma rapariga diferente dele mas acaba por ser um livro mais virado para o amor pela nossa família e sobre nós próprios. 

O livro acaba também por desmistificar alguns preconceitos que normalmente as pessoas caucasianas têm de pessoas de etnias diferentes. Isto acontece numa cena específica do livro em que Frank está num restaurante coreano e que sente pressão em representar perfeitamente a sua cultura quando ele próprio não visitava a Coreia desde criança e conhece mais os costumes americanos do que coreanos. Isto é interessante para mostrar que ninguém conhece uma cultura a cem por cento. 

Quanto às personagens acabei por gostar bastante de Joy e adorei o Q, espero que o autor escreva um livro dele porque também seria interessante ler a sua história. A escrita do autor fez-me lembrar muito a escrita de John Green, autor que sinceramente deixei de apreciar. Apesar de realmente me ter feito lembrar os livros de Green, acabei por gostar muito deste livro portanto é um bom livro para quem quer ler algo semelhante. 

Para quem ache que vai ser um romance YA, dê uma hipótese ao livro pois irá surpreender-se. Volto a repetir que o livro é mais do que o amor juvenil, é principalmente sobre amor próprio e descobrir quem nós somos. Gostei muito da relação que o Frank desenvolve com a família dele, tanto com o pai como depois com a irmã Hannah. É um livro que recomendo sem dúvida. 

Frank tem dois nomes: Frank Li, o seu nome americano; e Sung-Min Li, o seu nome.coreano. Mas ninguém usa o seu nome coreano porque Frank nasceu e foi criado no sul da Califórnia.Mesmo assim, os seus pais estão à espera de que ele arranje uma namorada coreana à moda antiga? o que é um problema, porque Frank conseguiu finalmente sair com a rapariga dos seus sonhos: Brit Means. Brit, que é inteligente e que o faz rir como mais ninguém. Brit, que não é coreana.Agora que se apaixonou pela primeira vez, Frank tem de lidar com o facto de que as expetativas tradicionais dos seus pais não lhe deixam muita margem de manobra para ser um adolescente americano comum. Desejando desesperadamente estar com Brit, Frank recorre a Joy Song, filha de um casal amigo dos pais que se encontra exatamente na mesma situação que ele.Juntos, desenvolvem um plano para se ajudarem mutuamente e garantirem que os pais não os pressionam. Frank acredita que encontrou a solução para todos os seus problemas, mas quando a vida lhe puxa o tapete, interroga-se se sabe o que é o amor e se realmente se conhece a si mesmo. Neste comovente romance, o autor David Yoon responde à pergunta Quem sou eu? e o resultado que obtém é divertido, sincero e simplesmente inesquecível.


Outros livros do autor que quero ler:


0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!