, , ,

Opinião Young-Adult: "Os Altos e Baixos do Meu Coração" de Becky Albertalli

julho 01, 2019 Inês Santos 1 Comments


Depois de adorar O Coração de Simon Contra o Mundo da mesma autora, tratei de adquirir este livro, esperando algo do género: surpreendente, fofo e original. Começo já esta opinião dizendo que aqui não encontrei nada disso. 
Os Altos e Baixos do Meu Coração são uma típica história de uma típica adolescente com os normais pensamentos negativos e autodepressivos, com as suas mais variadas paixões platónicas, com as suas relações familiares e de amizades. Portanto, nada disto foi novo, e passamos as 288 páginas a ler algo porque passámos, e que já lemos mil vezes em n romances do género. Como no primeiro livro, Becky Albertalli aborda de forma clara e natural (e assim é que deve ser) a homossexualidade. Também aborda a futilidade do inicio das relações, quando apenas a atracção funciona, mas também as relações amorosas baseadas primeiro num mútuo conhecimento e descoberta.
O final, tal como todo o desenvolvimento foi óbvio, mas acabei por cotar com três estrelas por ser um romance fácil de ler e que serve o seu propósito, sendo fiel ao seu género e ao grupo etário a que se dedica. Não funcionou como a história de Simon e por isso agora tenho algum receio de ler outro livro da autora que seja mais como este e menos como o anterior.
Não vou estar aqui a esmiuçar personagens nem cenários, porque são aquilo mesmo e não há muito que dizer: adolescentes na sua vida escolar e pós-escolar.

Aos 17 anos, Molly sabe tudo o que há para saber sobre o amor não correspondido. É que a jovem já se apaixonou 27 vezes, mas sempre em segredo. E por mais que a irmã gémea, Cassie, lhe diga para ter juízo, Molly tem sempre cuidado. É melhor ter cuidado do que sofrer.
Quando Cassie se apaixona, a sua nova relação traz um novo círculo de amigos. Dele faz parte Will, que é engraçado, namoradeiro e um excelente candidato a primeiro namorado da Molly.
Mas há um problema: o colega de Molly, Reid, um cromo e fã incondicional de Tolkien, por quem ela jamais se apaixonaria… certo?

1 comentário:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!