, , ,

Opinião Suspense: ''Levaram Annie Thorne'' de C.J. Tudor

abril 16, 2019 Mafi 0 Comments


Da mesma autora de ''O Homem de Giz'' chega-nos o novo livro de C.J. Tudor. Como aconteceu no ano passado, a Planeta fez um kit muito giro para todos os parceiros onde vinha o livro e um boneca nada fofinha na minha opinião eheh.
Eu gostei do ''Homem de Giz'' mas confesso que não adorei. A autora tem um estilo muito próprio envolvendo sempre crianças e cenários mais obscuros e de terror, não são propriamente thrillers psicológicos que envolvam polícia por exemplo. É um género de thriller que ainda estou a tentar perceber se gosto ou não. Semelhante ao livro anterior, a este também dei 4 estrelas, o que não é mau, mas sinto que falta sempre qualquer coisinha para eu conseguir dar 5 estrelas completas aos livros da Tudor. Talvez isso aconteça com o 3º livro - The Other People - que sai no próximo ano tanto lá fora como cá. A sinopse é daquelas que mais me interessou de todos estes livros. 
Aproveito para dizer que o evento feito na Fnac do Chiado com a autora foi muito bom. Fiquei surpreendida com tanto pessoal jovem que estava lá. A autora é super simpática e relaxada e foi um prazer conhecê-la. Se vier cá novamente para o lançamento do 3º livro, irei tentar ir com todo o gosto pois adorei o seu à vontade com o público. 
44314747Passando então ao livro em si, a acção é centrada novamente numa pequena localidade, desta vez Arnhill, onde há uns anos atrás, Annie foi dada como desaparecida durante 48 horas. Quando volta a casa, Joe sente e sabe que a sua irmã já não é mais a mesma e quer tentar entender o que aconteceu com a pequena Annie. 
Passados 25 anos, Joe regressa à cidade que o viu crescer onde começa a dar aulas na escola onde andou. A verdade é que ser professor é apenas um meio para atingir um fim. O regresso de Joe é tudo menos inocente como ele tenta mostrar. Ele procura respostas e especialmente deseja uma pequena vingança. 
Eu gostei de Joe mas é uma personagem anti-herói. Como já tem sido comum em alguns thrillers que tenho lido, Joe tem problemas alcoólicos e aqui também físicos. Não é uma personagem afável e que crie empatia com o leitor mas no fundo acabamos por sentir pena dele. 
Alternando entre o passado e o presente (onde o passado basicamente é centrado no que aconteceu com Annie)vamos resolvendo vários mistérios que envolvem uma antiga mina da vila,desactivada há uns anos.
Não dá para contar muito sem fazer algum spoiler mas não sei dizer que parte do livro gostei mais. A parte do passado instigou-me mais para ler embora as respostas também sejam dadas na parte do presente. Pensei que a própria personagem da Annie fosse ter muito mais destaque mas não, a história gira em torno dela mas não temos nenhum ponto de vista de si, o que eu acho que seria ainda mais interessante. 
Embora algumas coisas sejam explicadas, achei que a autora também deixa margem para o leitor poder tirar as conclusões que quiser do que realmente aconteceu. O núcleo de personagens secundárias tem também bastante presença mas achei todas bastante desprezíveis, até pelo que tentam fazer ao Joe.
Em suma, se gostaram do livro anterior da autora não vão ficar desiludidos com este. É um livro que aconselho a quem gostar de thrillers diferentes, que tenham mais mistério e menos presença policial ou de investigação. Eu gostei e aconselho.


Naquela altura…
Uma noite, Annie desapareceu. Sumiu da sua cama. Houve buscas, apelos. Todos pensaram o pior. E depois, miraculosamente, após quarenta e oito horas, ela voltou. Pensou-se que não queria ou não conseguia dizer o que lhe acontecera.
Mas alguma coisa aconteceu à minha irmã. Não sei explicar o quê. Só sei que quando voltou, já não era a mesma. Não era a minha Annie. Não queria admitir de forma alguma que às vezes tinha um medo de morte da minha irmãzinha…
Agora…
O e-mail chegou à minha caixa de correio há dois meses.
Quase o apaguei de imediato, mas fiz clique para abrir:
SEI O QUE ACONTECEU À SUA IRMÃ. ESTÁ A ACONTECER DE NOVO.
Quando a minha irmã tinha oito anos, desapareceu… mas depois voltou. O pior dia da sua vida não foi quando a irmã foi levada… foi o dia em que ela voltou. 
 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!