, , ,

Opinião Suspense: ''O Presidente Desapareceu'' de James Patterson e Bill Clinton

novembro 28, 2018 Mafi 1 Comments




2018 foi mais um bom ano de thrillers.Embora os meus preferidos seja aqueles mais psicológicos e depois os domésticos, que envolvam algum casal ou família, os thrillers políticos nunca me interessavam muito mas decidi dar uma oportunidade a este porque: primeiro só tinha lido um livro do James Patterson e não tinha ficado grande fã e tenho cá em casa mais um livro dele por ler e segundo, temos um ex-presidente dos Estados Unidos a escrever. Portanto sabia que o que iria ler seriam informações correctas de alguém que já morou na casa Casa Branca e sabe pormenores que mais ninguém sabe.

Apesar de ser um livro grossinho (quase 500 páginas) fiquei admirada por ter conseguido ler em 5 dias, portanto podem já concluir que gostei deste thriller. 
Acho que todos sabemos que os USA são a maior potência ameaçada e têm inimigos por toda a parte. Normalmente neste tipo de literatura e também do cinema, é sempre o país liderado por Trump que é a vítima. Seja de ataques terroristas ou de guerras políticas com a Rússia ou Coreia do Norte. Aqui temos um pouco disso tudo e a verdade é que este livro podia ser muito um livro verídico e não de ficção.

A figura centra é claro o Presidente dos Estados Unidos - Jonathan Lincoln Duncan - que vê a sua vida dar uma volta de 180º graus quando descobre que os Estados Unidos estão em vias de um ataque cibernético que mudará não só o país mas também o mundo. O ataque baseia-se num vírus tão poderoso que eliminará qualquer serviço de internet de todos os computadores, telemóveis e qualquer outros serviço electrónico do mundo, fazendo com que os Estados Unidos se tornem num país de Terceiro Mundo. 
O objectivo do Presidente é lutar contra o tempo e contra este grupo de terroristas - os Filhos de Jihad - ao mesmo tempo que descobre que tem um traidor no seu grupo de assessores em quem confia as mais importantes decisões que toma enquanto presidente. 

O livro que está bem estruturado e bem escrito é cheio de surpresas e reviravoltas. Ao princípio fiquei um pouco confusa com os nomes de todas as pessoas que circulam no meio do Presidente mas depois fui-me habituando até porque à medida que vai-se desenrolando o enredo, vamos tentando adivinhar quem é o espião na Casa Branca. 
Acho que mais que um livro de ficção, os autores conseguiram realmente transmitir uma mensagem de reflexão. Com disse acima, tudo o que está neste livro poderia eventualmente acontecer dada a conjuntura política actual dos Estados Unidos e o papel e influência que têm no resto dos países. 

Se gostam de política têm de ler este livro, e se querem ler um thriller diferente como eu queria, não hesitem em fazer esta leitura que não vão ficar arrependidos. 

O Presidente dos EUA desapareceu.
O mundo está em choque!
Mas a razão do seu desaparecimento é ainda pior do que seria de supor.
Com pormenores que só um Presidente como Bill Clinton pode conhecer e o suspense que apenas um autor como James Patterson seria capaz de criar, O Presidente desapareceu é o thriller mais empolgante e surpreendente dos últimos anos.

1 comentário:

  1. Mafi, também dei 4 porque li em 2 dias, mas esta trama tem o final bastante previsível desde muito cedo, claro que tem suspense intriga e tiros qb . Como tradução, encontrei tantas gralhas que várias vezes tive de voltar a trás.

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!