, , , ,

Opinião Contemporânea: ''Um violino na noite'' de Jojo Moyes

novembro 10, 2018 Mafi 0 Comments


Depois de ter comprado (ou recebido numa troca, até acho que foi isso) este livro há 7 ou 8 anos atrás, finalmente li-o.
Não demorei assim tanto, uns meros 4 dias até porque para além de ter o livro em papel também tinha em ebook. O livro lê-se bem mas houve ainda umas páginas que o meu olhar começou a passar palavras e pequenos blocos de texto, porque era tão desinteressante o que estava a acontecer, que a minha atenção esfumava-se.

8043606Eu gosto da Jojo Moyes mas ao contrário de toda a gente não adoro os livros do ''Viver depois de ti'' mas já li muitos livros da autora e posso dizer que é uma autora que vejo-me a ler durante muitos anos, desde que os livros me interessem claro. 

Este livro é um  sonífero ideal se tiverem problemas em adormecer. É lento e com personagens sem sal nenhum. Acreditem ou não mas a personagem que até mais gostei (até ao fim) foi a Laura. Começou como antagonista mas à medida que foi tendo espaço na narrativa comecei a ver que apenas era uma mulher solitária e amargurada com a vida que levava. Quando pensei que tinha aberto os olhos em relação ao Matt, veio o final que estragou tudo! Enfim.
A Isabel nem em aqueceu nem arrefeceu, e quando a protagonista não vos diz nada é um mau caminho para vocês não gostarem do livro. Depois temos o Matt que era a única personagem mais interessante do livro porque mesmo sendo o vilão desta história, ao menos dava conteúdo à personagem e tinha personalidade. Detestei-o claro mas no final até tive pena dele e acredito que haja por aí muita gente que por vingança ou simplesmente ambição, fique maluco da cabeça quando não conseguimos aquilo que queremos.

A história do violino e da música não me disse nada. Eu não gosto de música clássica e portanto foi outro ponto do livro com o qual não senti empatia nenhuma. Por fim a história da casa só me aborreceu. Acho que ninguém gosta de ter obras em casa e definitivamente percebi que também não gosto de ler sobre isso. 
Este livro vem no seguimento de ''Um retrato de família'' da mesma autora, que li no início do ano. Fraco, sem grandes personagens, sem grande história. sem grande coisa nenhuma. Não aconselho nem aos maiores fãs da autora porque só vão ficar decepcionados. 
Não gostei e não recomendo. 

Isabel Delancey, uma mulher frágil e ainda jovem, alheada das vicissitudes do dia-a-dia, vivia para a música - era violinista numa orquestra sinfónica.
O que a prendia à realidade era o amor que sentia por Laurent, o seu marido. Quando este morre num brutal acidente, Isabel vê-se obrigada a confrontar-se com a terrível situação financeira em que o marido deixou a família e a assumir o papel de mãe que sempre tinha sido desempenhado por uma ama.
A Casa Espanhola, uma propriedade que herda inesperadamente, sendo uma fonte inesgotável de problemas, vai ser ao mesmo tempo um desafio à sua coragem e determinação, transformando Isabel numa mulher madura.
Ali, vai encontrar uma solidariedade inesperada, um rancor visceral e o amor.
Um Violino na Noite é um romance que nos fala de obsessões, vulnerabilidades, paixões e escolhas. A história envolve completamente o leitor, tornando este novo livro de Jojo Moyes uma leitura compulsiva e irresistível.


 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!