, , ,

Opinião Contemporânea: ''Perdoa-me'' de Lesley Pearse

setembro 23, 2018 Mafi 0 Comments


Já é comum de vez em quando virem por aqui aquisições ou leituras dos livros da Lesley Pearse. Para além de ser uma das autoras mais populares em Portugal, é também uma das autoras que mais gosto de ler. 

Já li vários livros dela e embora tenha mais uns 7 (incluindo o último que saiu este mês) para ler, tenho sentido que a cada livro que leio tenho menos paciência para tanto drama e tanta tragédia.

22265168O livro começa logo com Eva a encontrar a sua mãe Flora morta na banheira da casa de banho. O início é muito promissor e ficamos a conhecer as nossas principais personagens: Eva, Ben, Sophie e Andrew. Depressa Eva descobre que não é filha biológica de Andrew e portanto sai de casa e refugia-se no antigo estúdio de trabalho da mãe, deixado por ela em testamento. 

A partir daqui como já é comum em todos os livros da Lesley, a nossa protagonista vai sofrer bastante, desde tentativas de violação, a incêndios ao mesmo tempo que tenta descobrir o passado da mãe e o seu verdadeiro pai.

Gostei bastante do início mas à medida que o livro ia avançado achei algumas situações uma bocado exageradas. A Lesley é perita em transformar tudo em tragédia só para mostrar que a protagonista é uma coitadinha sem sorte na vida mas que é muito forte. Isto às vezes é um bocado desgastante especialmente porque por vezes é levado ao extremo dos exageros. Não digo que na vida real não haja pessoas que não tenham passado por fases bastante complicadas da sua vida mas para isso leio não ficção e não um livro de literatura de ficção. 

No meio de todas as personagens, acho que só gostei do Phil, que tinha uma paciência de santo para aturar a Eva e todas as suas complicações. A Sophie irritou-me mas entendo a sua revolta. A Eva por vezes também irritou-me um pouco por não desconfiar mais das pessoas. 
Embora o livro seja grosso (quase 500 páginas) lê-se bem mas não gostei muito da parte final. Achei corrida demais. O livro tem um final feliz e cor de rosa mas achei que tudo resolveu-se demasiado depressa entre a Eva e o Phil, quando nas dez páginas anteriores ainda estavam chateados. Parecia que a autora tinha ficado cansada de tanto escrever e então resolveu tudo à pressa. 

Não foi um livro mau e tirando o facto da capa portuguesa ter zero a ver com a história (assim como quase todas as capas dos livros da Lesley) gostei do livro mas em comparação com o anterior que li dela (Nunca Digas Adeus) gostei mais desse. 

Vou continuar a ler esta autora porque já tenho bastantes livros comprados mas espero encontrar histórias um pouco mais alegres e que me façam continuar a querer acompanhar os livros dela. 

A vida pode mudar num segundo.
O instante em que encontrou a mãe sem vida nunca se extinguirá da memória de Eva Patterson. Num bilhete, as suas últimas e enigmáticas palavras: Perdoa-me.
O mundo seguro de Eva ruiu naquele momento devastador. Mas o inesperado suicídio de Flora vai marcar apenas o início de uma sucessão de acontecimentos surpreendentes. No seu testamento, Flora deixa a Eva um estúdio em Londres. Este sítio é a primeira pista para o passado secreto de uma mulher que, Eva percebe agora, lhe é totalmente desconhecida.
No sótão do estúdio, a jovem encontra os diários e os quadros da mãe, provas de uma fulgurante carreira artística mantida em segredo. O que levou Flora a esconder tão fundo o seu passado? Ao aproximar-se da verdade, Eva descobre um crime tão chocante que a leva a questionar-se se alguma vez conseguirá, de facto, perdoar.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!