, , ,

Opinião Contemporânea: "Isto Acaba Aqui" de Colleen Hoover

maio 15, 2017 Mafi 0 Comments





Costuma dizer-sé que à terceira é de vez mas eu demorei mais um pouco e só ao 6º livro de Colleen Hoover é que vieram as 5 estrelas merecidas.

35008907"Isto acaba aqui" que sai hoje (15 de Maio) é um daqueles livros que mal terminamos de ler, não conseguimos parar de ler. Um daqueles livros que dias, semanas, meses e até mesmo anos após a sua leitura, iremos lembrar pequenos fragmentos ou simplesmente uma frase marcante.

Como disse, já tinha lido todos os outros livros publicados cá em Portugal e tentei não ir com muitas expectativas para este, embora toda a gente dissesse que era o melhor livro dela até agora. Certamente que todos são fantásticos mas este atingiu-me em níveis que os outros não chegaram.

Embora a idade das personagens deste livro - Lily e Ryle - não seja muito distante da faixa etária de outras personagens dos outros livros da Colleen, este livro é muito mais adulto e para mim já foge à categoria de New Adult.

Não quero desvendar muito do livro porque acho que não sabendo quase nada do mesmo é a melhor forma do livro ter um grande impacto. Posso dizer que é um romance poderoso e inspirador. Gostei que só tivesse um ponto de vista, neste caso o da Lily, o que fez com que sentíssemos à flor da pele todas as emoções, dúvidas e receios da protagonista. 
Penso em todas as pessoas, que antes de mim, se viram nesta situação. Em todas as pessoas, que depois de mim, se verão nesta situação. Será que repetimos todas as mesmas palavras nas nossas cabeças nos dias a seguir a experimentar esse abuso às mãos daqueles que nos amam? Deste dia em diante, para o bem e para o mal, para a riqueza e para a pobreza, para a saúde e para a doença, até que a morte nos separe.
Talvez estes votos não devessem ser levados tão à letra como algumas pessoas os levam.
Para o bem , para o mal?
Que.
Se.
Foda.
Lily


Quem já leu alguns livros da autora sabe bem como a Colleen manipula as emoções dos seus leitores e as artimanhas que arranja para que a leitura seja viciante ao ponto de não conseguirmos largar o livro. Este livro, não foge a esta fórmula e está escrito de uma forma muito inteligente. Para já, as personagens vão sendo reveladas em várias camadas. Começamos com a Lily e o Ryle, voltamos atrás no tempo para conhecer o bondoso Atlas e depois voltamos ao presente para conhecer a Alyssa. Adorei a amizade entre as duas raparigas e adorei os conselhos que a Alyssa deu à Lily.

Colleen Hoover é mestre em livros com a acção temporal intercalada entre o passado e o presente. Desta vez o passado é apresentado com entradas do seu diário, quando escrevia cartas à Ellen Degeneres. Ao princípio não liguei muito à personalidade escolhida mas como sempre, no final todas as pontas são atadas e até uma simples frase de um filme de animação faz sentido com toda a história de vida da Lily. Perfeito.


A nota da autora no final é muito forte mas foi o que me fez ter a certeza que estava perante o melhor livro da autora. É um livro pessoal e se é pessoal não há melhor pessoa para o escrever que a própria autora. É um livro que todos deviam ler, homens e mulheres, especialmente de uma faixa etária mais nova. Um livro que nos faz pensar muito na nossas acções e nas consequências ds mesmas, se realmente às vezes merecemos o que estamos a passar. É um livro que nos inspira em cuidarmos primeiro de nós e depois dos outros. 
Altamente recomendado!



O que te resta quando o homem dos teus sonhos te magoa? Lily tem 25 anos. Acaba de se mudar para Boston, pronta para começar um nova vida e encontrar finalmente a felicidade. No terraço de um edifício, onde se refugia para pensar, conhece o homem dos seus sonhos: Ryle. Um neurocirurgião. Bonito. Inteligente. Perfeito. Todas as peças começam a encaixar-se.
Mas Ryle tem um segredo. Um passado que não conta a ninguém, nem mesmo a Lily. Existe dentro dele um turbilhão que faz Lily recordar-se do seu pai e das coisas que este fazia à sua mãe, mascaradas de amor, e sucedidas por pedidos de desculpa.
Será Lily capaz de perceber os sinais antes que seja demasiado tarde? Terá força para interromper o ciclo? 


 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!