, , ,

Opinião Young-Adult: "Números - Luta Contra o Tempo" de Rachel Ward

novembro 08, 2013 Inês Santos 1 Comments


Em relação ao livro de Rachel Ward não há muito a dizer e resume-se em poucas palavras: Números relata a aventura de dois fugitivos adolescentes, cada um com o seu cadastro e o seu drama de vida. Aqui a ideia principal é o facto da personagem principal Jem Marsh ver o dia da morte da pessoa quando se cruzam os olhares. Esta ideia base foi o que me fez ter interesse em ler o livro, pela sua originalidade e também por o que este conhecimento poderia produzir/gerar.
Começando pela linguagem juvenil mas muito exagerada e fora de moda, o livro perdeu interesse quando o tema principal desapareceu durante mais de metade das paginas, surgindo depois quase no final.
Qual a ideia de por uma das personagens principais a cheirar mal? E é com um pouco de chuva que ela vê que ele finalmente é lindo? Depois de tanto tempo juntos? Estas são exemplos de questões levantadas n vezes durante a leitura. A obra tem um palavreado e um teor muito nojento, cheio de referências a mucos, dejecções, regurgitações e odores corporais. Nada agradável, porque tudo isto se repete na maior parte do livro. Ao inicio foi tolerável porque subentendia-se que a escritora queria tornar a fuga mais real e complexa para os jovens, mas acabou por ser abusivo, porque a certa altura falou-se mais em perdigotos na cara do próximo e menos no que realmente interessava.
Focou-se também demasiado numa relação de amizade que, e digo isto como leitura e pelo que percebi entre-linhas, deveria ser uma relação de amantes. O ponto baixo teve lugar com a cena de sexo, que se traduziu em algo muito impessoal para quem estava mui apaixonadissimo.
De qualquer forma, o facto de Spider ser de cor trouxe outro factor muito positivo, tal como o aparecimento de personagens que irão ajudar o casal ou apenas Jem. Mas este ultimo ponto também se torna negativo, pela forma como essa ajuda surge. Parece demasiado fácil num ambiente e num pais como a Inglaterra.
O final acabou por ser interessante, mas achei muito "mauzinho" da parte da autora por não nos dizer o número. Já não basta sabermos que o filho dela fica com o dom, ainda assim deixa-nos com uma grandes reticencias.
Sinceramente não sei se estou muito curiosa em relação à continuação...
Jem Marsh esconde um poder espantoso, mas terrível: sempre que olha alguém nos olhos, vê a data da morte dessa pessoa. Órfã, com uma família adoptiva que não a compreende, e rejeitada pela escola, vive permanentemente em luta com o seu destino. Mas, quando se apaixona por Spider, tudo muda. Jem compreende então que, mesmo sendo diferente, é possível ser feliz.
Um dia, ao encará-lo nos olhos, Jem apercebe–se de que a morte de Spider está muito próxima, relacionada com um terrível atentado em Londres! Conseguirá Jem mudar o destino do seu namorado — e transformar a sua própria vida?

6609758
Título Original - Numbers

Edição - Maio 2012

ISBN - 9789896681548

https://www.goodreads.com/book/show/14744388-n-meros---luta-contra-o-tempo


1 comentário:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!