, , , ,

Primeiras Impressões: "D. Teresa" de Isabel Stilwell

outubro 10, 2015 Inês Santos 1 Comments



Oh para ele tão bonito na minha mão e na minha estante. Gosto bastante destas novas lombadas da Manuscrito. Não sei se a mudança de editoras será favorável, mas até agora o interior é semelhante, com as suas fotografias, etc. A lombada tem um ar muito mais "quente" e quando olho para aquele canto da estante é o que me capta mais a atenção.
A capa acaba por ser mais ao estilo do que estamos acostumados com romances históricos de outras editoras, o que ainda não sei se é bom ou mau, visto que apesar de gostar mais assim, no caso do livro Catarina de Bragança o quadro que serviu de capa ficou-me na memória e quando fui a Mafra reconheci-o imediatamente. Será que acontecerá o mesmo apenas com as fotografias do interior do livro?
Em relação à sinopse, sempre fui solidária com esta senhora visto que mãe nenhuma devia sofrer abusos dos filhos. Será que é tudo verdade? Veremos quando ler o livro.
Esta é a história de Teresa, filha de Ximena Moniz do Bierzo, de quem herdou os olhos verdes e a astúcia, e de Afonso VI de Leão e Castela. Isabel Stilwell, a autora de romances históricos mais lida em Portugal, traz-nos um romance emocionante sobre esta personagem fundamental da nossa história. Uma mulher de armas, à frente do seu tempo, que governou num mundo de homens e de conspirações. Viúva aos vinte e cinco anos do Conde D. Henrique de Borgonha regeu com pulso de ferro o que era seu por direito. Em 1116, o Papa Pascoal II reconhecia-a como Rainha. Pelo Condado Portucalense confrontou a meia-irmã e rival Rainha Urraca de Castela, o pai, a igreja Católica, os nobres portucalenses e até mesmo o seu próprio filho D. Afonso Henriques, na lendária Batalha de São Mamede, em 1128. Trinta e três anos depois de ter chegado ao condado, via-se obrigada a fugir, derrotada e traída. Restava-lhe o consolo de ter a seu lado o seu amado, Fernão Peres de Trava, e a certeza de que em Sahagún, Alberto, seu fiel amigo, escreveria, com verdade, a sua história.

1 comentário:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!