, , ,

Opinião Contemporânea: "A vida contada de A.J. Fikry" de Gabrielle Zevin

outubro 11, 2015 Mafi 1 Comments




A editora SELF mais centrada em livros de auto-ajuda, decidiu recentemente apostar no mundo de ficção e para mim não podia ter começado de melhor maneira! 
Este é o segundo livro da autora Gabrielle Zevin em Portugal e tenho pena que o seu lançamento em Portugal tenha sido tão demorado e não tenha aproveitado o hype de lá fora.

A Vida Contada de A. J. Fikry"A vida contada de A.J. Fikry" é um livro pequeno que se lê num ápice mas que consegue reconfortar todo o tipo de leitor. Aliás, qual é o leitor que não gosta de ler sobre livros? Neste caso aqui lê-se sobre uma livraria, um livreiro e livros. Mas não só de o universo literário nos fala Gabrielle Zevin. 
A autora consegue enquadrar no meio de citações e autores, a estória de vida de A.J. Fikry um homem rabugento com a vida, até ao dia em que lhe é deixado uma criança na sua livraria. 
Ao longo do cerca de 300 páginas vamos acompanhando o percurso de A.J. desde a chegada da pequena Maya e as mudanças na sua vida com todas as implicações que uma criança traz.

Apesar de não mostrar grande imaginação e criatividade por parte da autora, pois como já disse é um livro com uma estória muito simples, não deixa de ser tocante. Todas as personagens têm um propósito no livro e todas as pontas são atadas, mesmo que sem grandes justificações. Não é aquele livro que nos maravilha com o seu enredo e mesmo sendo ligeiramente previsível, não cai no erro de divagar em demasia. A simplicidade e ternura do livro é o que o tornam especial e não sendo uma leitura obrigatória para todos os leitores, é uma leitura recomendada a todos os leitores.

Divertida, terna e comovente, A Vida Contada de A. J. Fikry relembra-nos a todos porque é que lemos e porque é que amamos. Este livro tem humor, romance, suspense, mas, acima de tudo, amor - amor pelos livros e amor pelas pessoas dos livros. 
Um hino à gloriosa imperfeição da humanidade.



1 comentário:

  1. Oh *-* Achei a resenha super fofa, e só por isso fiquei com vontade de ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!