, , ,

Opinião Young-Adult: "Delirium" de Lauren Oliver

julho 02, 2014 Mafi 4 Comments


Finalmente em Portugal, Delirium foi um livro que li no seu original, tal como o resto da trilogia, nos últimos 3 anos (1 volume por ano, a partir de 2012, tendo terminado-a este ano) Na altura posso dizer que adorei esta aventura distópica de Lauren Oliver e é com agrado que vejo a obra publicada em terras lusas, apesar de infelizmente Portugal não ter aproveitado a febre que andava à volta deste livro quando saiu lá fora. Agora a trilogia já está completa e espero que as vendas sejam suficientes para os seguintes volumes sejam editados.

Esta opinião foi escrita numa altura em que ainda não tinha blog e  que era pouco frequente opinar os livros que lia. Como podem ver, a maior parte da opinião assenta na sinopse, felizmente hoje em dia já não escrevo com esta fórmula, mas não queria deixar de trazer aqui uma mini-opinião sobre este livro que gostei muito, e que para quem não sabe estava para ser uma série de tv mas não passou do episódio piloto.

Nesta distopia, vamos conhecer o amor como a pior das doenças. Nesta sociedade, antigamente esta doença era incapaz de ser controlada mas agora não, descobriu-se uma cura e consequentemente todos as pessoas mal completem 18 anos são obrigados a passar por esse processo de modo a ficarem curadas.

A protagonista, Magdalena ou só Lena, é uma dessas jovens que anseiam pelo dia da cura. Ela acredita que é necessário pois só assim ficam imunes à doença do amor. Esta ansiedade para ser curada também está relacionada com a sua mãe, vítima desta doença que acaba por morrer. 
Depois de serem curados, são avaliados e é lhes atribuído uma faculdade e um par do sexo oposto para viverem juntos, sem amor, euforia, ou outro sentimento mais poderoso. Lena nunca chega a passar pela fase de cura.

As primeiras páginas são introdutórias e demoram um bocadinho a ler e a perceber esta sociedade americana onde há 'Reguladores' que se certificam que não há contacto entre rapazes e raparigas e um 'toque de recolher', onde a partir dessa hora, ninguém pode sair. Lena sempre questionou esta opressão por parte do governo mas acredita que é o melhor para todos levarem um vida perfeita.  A vida de Lena muda quando esta se cruza com Alex e a partir daqui ela não consegue mais ignorar os sentimentos que nutre por ele e é aqui que começa a 'guerra' contra o sistema e que irá desenvolver-se melhor nos livros seguintes da trilogia. Outra personagem secundária mas muito interessante é a melhor amiga de Lena, Hana, que ao contrário da protagonista, vivem em busca de novas sensações, desafiando a liberdade. 

Em termos de romance, adorei a história da Lena e do Alex e o final deixa-nos a salivar por mais!

Sinopse

Delirium (Delirium, #1)Título Original: DeliriumEdição: Julho 2014
ISBN: 9789896722685


4 comentários:

  1. a capa e tao feia que nem associei que era nossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu só gostei do design nas letras :X acho que não chama muito a atenção

      Eliminar
  2. Tenho alguma curiosidade, mas infelizmente acho que esse livro não vai vender muito. Em primeiro lugar, como a febre desse livro já passou à muito tempo, muita gente para não estar à espera, preferiu ler em outra língua, e outra coisa, que parecendo que não mas conta muito, é a capa. Está horrível, na minha opinião, e por isso esse livro acabará por passar ao lado e não captar a atenção das pessoas que nunca leram.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Jessie, a capa não chama muito a atenção, como disse só gostei do desenho das letras...sim conheço muita gente que já leu (eu própria) também acho que não vai vender muito mas pode ser que estejamos enganadas :)

      beijinhoo

      Eliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!