, , ,

Opinião Young-Adult: "Amigas à Força" de Mariana Alvim

julho 08, 2013 Inês Santos 1 Comments


O meu parecer das personagens é tão simples quanto o livro:
A Margarida Fininho é uma miúda porreira, mas um bocado egoísta, pois só fala nela e é mesmo por isso que acaba por perder a melhor amiga; o Gonçalo é bom rapaz, mas não é assim tão giro; a Catarina é a típica loura burra e aposto em como namora ou com o Joel ou com o professor Beltão.
O poema do Gonçalo deve ser sobre a Margarida, que ou é muito ceguinha ou tem mesmo a auto-estima em baixo.
E pronto, é assim que Mariana Alvim nos deixa quando terminamos o primeiro volume d'Os Fininhos. Ela deixa-nos com mil e uma questões por resolver e descobrir deixando-nos a adivinhar e a aguardar pelo próximo livro.
A obra é bastante juvenil, ao estilo da série "Morangos com Açúcar" e com demasiadas expressões de calão como "iá" ou "tásse", mas achei-o bastante engraçado, cheio de ironia, sarcasmo e muito humor. O objectivo está cumprido, sem dúvida, e a escrita é fluída e simples.
A escritora consegue-nos fazer odiar a Catarina, gostar do Gonçalo (não tanto com a Margarida) e adorar o Rodrigo, o que significa a meu ver que a empatia e as expressões estão presentes e bem caracterizadas.
As descrições são escassas (neste momento só me lembro do quarto da Margarida), mas para o tipo de livro é melhor assim, se não poderia correr o risco de o tornar um pouco maçador e camuflar a história já de si tão suave.

A Margarida Fininho não gosta do seu apelido, especialmente porque é fininha. Tem 15 anos e dois irmãos: o Miguel, de 18 anos, e o Ru, de 4. Tem uma melhor amiga, a Inês, e uma amiga à força, a melga, quer dizer, a Catarina, que é linda de morrer e muito ousada. Enfim… uma dor de cabeça para a Margarida. Tem um primo, o João, do Porto, que este ano se mudou lá para casa e, claro, tem também uma paixão: o Gonçalo. Mas não é tudo... A vida da Margarida está repleta de surpresas, confissões e mal entendidos. Amigas à Força é o primeiro volume da colecção juvenil Os Fininhos, que promete desbravar o confuso mundo da adolescência sem complexos e com muito humor.

Edição - 2011
ISBN - 9789896282288

1 comentário:

  1. Já li e não gostei... um livro demasiado básico e previsível.

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!