, , ,

Opinião Sobrenatural: "O Apelo da Lua" de Patricia Briggs

julho 09, 2013 Mafi 7 Comments




Não é toda a fantasia urbana que me atrai. Por um lado adoro, por exemplo a saga Fever da autora Karen Marie Moning, de momento a ser editada pela Contraponto ou ainda a série Kate Daniels dos Ilona Andrews, infelizmente ainda não publicada em português, por outro lado, os 3 volumes que li da série Rschel Morgan de Kim Harrison não me despertaram muito interesse. E este 1º volume das aventuras de Mercy Thompson não me agradou a 100% e a verdade é que "O Apelo da Lua" não passa das 3 estrelas.

Passado em Washington ao longo de quase 300 páginas, Briggs leva-nos ao mundo metamorfo de Mercy, uma mecânica aparentemente humana mas que na verdade consegue transformar-se num coite e enfrentar os mais diversos perigos, com a ajuda de Adam, Sam, Bran entre outros. 

O Apelo da Lua (Mercy Thompson, #1)Com livro introdutório, achei este mundo sobrenatural bem criado mas confesso que não me apelou da maneira que gostava. Os acontecimentos principais, - spoiler - o rapto da filha de Adam e a morte de Mac até foram bem enquadrados pois permitiu introduzir as restantes personagens apesar de achar que a Mercy nem tinha de estar tão envolvida na trama principal, visto que o que se segue são problemas entre os pacjs de lobos e visto que ela não pertence a nenhum, nem loba, nem deveria ter o papel interventivo que teve. A sensação que deu, claramente objectivo da autora, foi mostrar que Mercy como uma heroína, apesar de nos ser dito que ela é inferior às outras personagens, em relação às outras personagens, mas depois acaba por salvar tudo. No final acaba por ser sobrevalorizada quando nem era preciso, acho que a própria personagem tem força suficiente, com as suas virtudes e defeitos para se destacar sozinha.

Acho que o mais me chateou foi a quantidade de seres no livro, para além dos lobisomens, ainda aparecem vampiros e bruxas e pelo que li nos próximos a autora introduz fadas. Gostava e acho que seria mais interessante se o livro tivesse apenas lobisomens e explorasse a fundo este mundo, principalmente questões da transformações e a hierarquia nas alcateias. Apesar de termos informações sobre este assuntos não foram aprofundadas.

Algo que também não gostei, foi o início do triângulo amoroso que surge aqui, pior foi ainda ver a Mercy indecissa entre o Adam e o Sam. Pelo que li eles só lá se entendem lá para o 3º/4 º portanto não sei se estou muito interessada em ler as indecisões que virão aqui para a frente.

Outros pontos negativos que reparei e não gostei, como por exemplo 95% das personagens são masculinas. Não gostei nada disto e ainda para mais quando as restante 5% são mulheres que odeiam a Mercy (tirando a Jesse). A moça não pode ter uma amiga, nem uma bff com quem possa desabafar? Por exemplo, o seu amor por Adam..ou Sam.

Quanto a estes dois últimos, simpatizei mais com o alfa Adam. Espero que fiquem juntos.

Foi uma leitura estranha e estou muito indecisa se me meto em mais uma série onde corro o risco de não gostar muito. Opiniões precisam-se. 



Mercy Thompson é uma talentosa mecânica de automóveis que vive na zona de Washington. Mas ela é muito mais do que isso: também é uma metamorfa com o poder de se transformar num coiote. Como se não chegasse, o seu vizinho é um lobisomem, o seu antigo patrão um gremlin, e neste momento está a reparar a carrinha de um vampiro. Este é o mundo de Mercy Thompson, um que parece igualzinho ao nosso, mas cujas sombras estão repletas de estranhas e perigosas criaturas da noite. E se até agora Mercy sempre viveu bem nesse mundo, aproxima-se o dia em que a sua preocupação vai ser apenas sobreviver…

Moon Called (Mercy Thompson, #1)Título Original: Moon CalledEdição: Setembro 2010
ISBN: 9789896372576







7 comentários:

  1. se eu te disser para leres as restantes e ate te empresto, menos o 2 que nao tenho lol, tu lês? só nao te pago porque prontos né.
    Pessoalmente nao me chateia o triangulo, e acho que isso é mais explicado a frente e porquê da sua ligação a Sam.
    agora isso de ela e o X só se entenderem mais para frente, prai no 3 ou 4 vais ver que vale a pena, todos aqueles joguinhos e isso ;P
    E vai ter mais umas mulheres que adoram a Mercy se bem que ela é mais uma Maria rapaz criada entre homens.
    Espero que continues :D

    ResponderEliminar
  2. Até sou capaz de ler mas chateia-me que já seja uma série com 7 livros... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh há series com mais :P e tem sempre algo de novo ^_^ Eu pessoalmente so me viciei no terceiro :P
      Go Mafi! Go Mafi!!

      Eliminar
    2. Já agora ja respondi :D
      https://readingssunshine.wordpress.com/2013/07/09/tag-11-perguntas-11-respostas/

      Eliminar
  3. Honestamente, em retrospectiva não considero aquilo propriamente um triângulo amoroso, porque a autora descarta um dos lados rapidamente (no 2º, parece-me), e acaba por não fazer muito sentido a autora tê-lo inventado em primeiro lugar... :S Sim, a Mercy e o Adam levam algum tempo a entender-se, mas isso tem mais a ver com os feitios deles do que propriamente com o pseudo-triângulo.

    A qualidade de "underdog" da Mercy, mais a junção de vários seres sobrenaturais, continua nos próximos livros, mas a autora tem o cuidado de focar uma raça sobrenatural em cada livro (para além dos lobisomens), por isso acaba por não ser tão complicado assim...

    Quanto ao problema de ser uma série longa, pessoalmente acho os livros curtinhos, lêem-se num instante e gosto tanto deste mundo que às vezes me sabem a pouco. ;)

    ResponderEliminar
  4. Epah eu escolho-te cada um! LOOL

    A questão é que eu gosto de lobisomens... e fadas... e bruxas... e já gostei de vampiros (depende de quem os escreva eheh), por isso acho que até vou gostar desta saga, principalmente porque adoro triângulos amorosos.

    Mas pronto, não te posso ajudar muito nem aconselhar porque também ainda não li nenhum. Depois logo te digo se concordo contigo ou não.

    Fiquei contente pelos comentários da p7 e da readingssunshine, deram-me mais ânimo que tu ahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto de tudo isso mas separado, cada macaco no seu galho, não é assim que dizem? eheh

      Sim estes livros são a tua cara, eu acho ^_^ acho que vais gostar muito mais deles do que eu!

      Eliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!