, , ,

Opinião Young-Adult: "Antes de vos deixar" de Lauren Oliver

dezembro 29, 2012 Mafi 2 Comments


Samantha Kingston tem tudo que qualquer rapariga deseja, um namorado popular, três melhores amigas fantásticas e todos a adoram na escola que frequenta. 
Antes de Vos Deixar by Lauren OliverMas na sexta feira, dia 12 de Fevereiro  que deveria ser um dia igual a tantos outros, a vida perfeita de Sam muda para sempre, pois esta morre. Mas não morre. Sam 'ganha' uma segunda oportunidade, ou melhor sete segundas oportunidades. Ao longo do livro, a protagonista revive o dia da sua morte várias vezes, descobrindo o valor da vida. 
Não consigo dizer o quanto gostei deste livro, pois é confuso, tem partes boas e más.
Sim, a protagonista e as amigas são irritantes até à ponta dos cabelos. São egoístas, mesquinhas, típicas mean girls americanas que adoram gozar e maltratar os outros. 
E ficamos a pensar, Sam era mazinha mas mereceu morrer por isso?Afinal não é a única pessoa, nem será a última a cometer estes erros, mas foi justa a sua morte?
É disto que o livro trata. Sam morre e tem a chance de pensar sobre as suas acções e as suas consequências. Ao reviver aquele fatídico dia, Samantha reflecte e reaprende a viver. 

É um livro muito bom que nos deixa a pensar sobre o que faríamos se tivéssemos a mesma oportunidade de Sam, que acções e erros emendaríamos, o que mudaríamos na nossa vida. 
O livro é um bocadinho repetitivo mas a mensagem por trás do livro é bem explícita e não é depressiva, pelo contrário encoraja-nos a viver o máximo todos os dias, até ao fim das nossas vidas, pois nunca sabemos qual será o nosso destino e quando chegará a nossa vez de partir. 

Para quem gosta de livros profundos que ensinem algo, este livro é ideal. 

Samantha Kingston tem tudo: o namorado com quem sonhava, três melhores amigas formidáveis e os privilégios que a sua popularidade lhe pode oferecer. Sexta-feira, 12 de Fevereiro, devia ter sido um dia igual a tantos outros. Nada faria suspeitar que iria ser o último… Mas então é-lhe concedida outra oportunidade. Durante uma semana, Samantha vai reviver o último dia da sua vida, tentando perceber os mistérios que envolvem a sua morte e descobrindo o valor de tudo o que está prestes a perder.

Before I Fall



Título Original - Before I fall
Edição - Maio 2011
ISBN - 9789722345262  

2 comentários:

  1. "chance" não é meio brasileiro?

    Olha que eu até gostei da ideia do livro. Pimba, mais um para a wish!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. brasileiro? :/ opá eu até uso a palavra, mas vá mudo para oportunidade :P

      Eliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!