, , , , ,

Opinião da Mafi: Tudo o que restou de nós e A música das Abelhas

junho 25, 2022 Mafi 4 Comments


Quem já conhece este autor já sabe que vem por aí história triste. Embora Adam Silvera até já tinha escrito fantasia e livros com outra autora, um dos seus trunfos como escritor é contar histórias que falam em temas tristes como morte e luto. Aqui temos a história de amor de Theo e Griffin, contada através do ponto de vista de Griffin porque Theo já está morto. Mas Griffin está a ter muitas dificuldades em ultrapassar a morte do seu melhor amigo e namorado mas ele sabe que não é o único pois do outro lado temos Jackson, o que era o actual namorado de Theo. 

Alternando entre o passado e o presente vamos acompanhando a vida de Theo ao lado de Griffin onde tudo era bonito e especial enquanto que no presente é tudo mais triste e doloroso e cheio de saudades. 

Vamos vendo um jovem casal amigo a tornar-se namorado e a afastarem-se por razões que só quem ler o livro vai saber e no presente vamos ver dois estranhos que amaram a mesma pessoa a aproximarem-se e a tentarem ambos a lidar com o luto um do outro. 

Não é um livro que puxa as lágrimas constantemente mas que emociona o leitor em algumas partes. A escrita do autor é muito bonita e profunda e o livro não tem histórias secundárias, acaba por ser mesmo só centrado nas duas principais o que por vezes pode tornar a leitura mais densa a quem seja mais sensível. É um livro young adult mas bem sério, com temas muito delicados que aconselho mas que obviamente se passaram por a morte de algum companheiro ou se estão a passar, não aconselho a leitura tão cedo. 



Passando a outro livro que li recentemente, este já bem mais diferente, "A música das abelhas" não é um romance fofo como podem pensar (como eu pensava). Para já nem caracterizava este livro como romance, acaba por ser mesmo apenas um livro de ficção pois ele não tem elementos nenhuns de romance. O que tem é abelhas, abelhas e muitas abelhas.

Eu já antecipava que pelo título do livro ia haver muitas menções às abelhas mas nunca pensei que fosse tanto! Para além disso nunca pensei que fosse da maneira secante como a autora contou. Pelo menos a mim não me cativou nada. Não bastasse as descrições de todas as etapas de uma vida das abelhas, no início dos capítulos ainda levamos com mais informações. Tirando isso a história e personagens não me prenderam minimamente. Não achei muita piada à Alice apesar de ela ser uma protagonista politicamente correcta ou seja é a boazinha da trama e dá-se bem com todos. Esperava muito mais da história do Harry e só gostei mesmo do Jake pela sua história de vida e pela sua força. Na segunda metade o livro torna-se mais político porque os três têm de tentar salvar a vida das abelhas de algo e foi aqui que definitivamente deixei de gostar do livro, já que até então estava apenas a tolerar a leitura.

Um livro que me desiludiu imenso, estava com altas expectativas, adoro a capa mas não gostei, não consegui sentir conexão com nada. 

4 comentários:

  1. Bom dia: - Por vezes os títulos dos livros prendem o olhar mas ... o seu conteúdo desilude o coração.
    .
    Cumprimentos e um domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Adoro as reviews! 😍
    Confesso que ainda não li os livros em questão, mas tenho o primeiro já na estante para ser lido e estou mesmo curiosa. Quanto ao segundo a capa realmente é muito apelativa, mas também não tenho visto muitas críticas positivas. Acho que muita gente ficou desiludida. Mas em todo o caso vou mesmo lê-los! 😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada 🥺 Vais gostar do primeiro! Quanto ao segundo foi mesmo uma desilusão :(

      Eliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!