, , , , ,

Opinião da Mafi: ''Cool for the summer'', ''An emotion of great delight'', ''When you get the chance'' e ''Weather Girl''

fevereiro 02, 2022 Mafi 0 Comments

 


Hoje trago quatro mini opiniões de quatro livros que li em Janeiro e que gostei de todos, embora nenhum seja memorável na minha opinião. 


Começando por aquele que gostei menos, dei 2 estrelas no Goodreads e até podia ter puxado para as três apenas não  fiz porque realmente este livro foi demasiado YA para mim. É o primeiro livro que leio desta autora e tem uma capa muito gira e um título ligado a uma música que gosto mas não sei, achei realmente adolescente demais e olhem que eu gosto de YA. O facto de também haver uma espécie de triângulo amoroso entre uma rapariga dividida entre outra rapariga e um rapaz também não me agradou muito dado que eu não gosto de triângulos amorosos nos livros, acho que é uma característica já tão 2012...

É um livro bom para se começar a ler em inglês se tiverem curiosidade pois é bastante simples. Eu gostei do final e da escrita mas no geral não me convenceu.



''An Emotion of great Delight'' é o segundo livro que leio da Tahereh Mafi. O outro que tinha lido foi o ''Shatter Me'' que não tinha gostado. Este é um dos poucos livros dela que não tem fantasia e como passa-se no ano de 2001, depois dos ataques do 11 de Setembro e sendo a autora muçulmana, achei que seria interessante ler este livro. No geral gostei e dei 4 estrelas. A autora escreve muito bem, o livro tem frases muito bonitas, quase poéticas. Agora vamos ao principal, depois de ler o livro, fui ler algumas reviews no Goodreads (negativas) de leitoras muçulmanas que sentiram-se ofendidas quando a autora descreve a burka de uma maneira desrespeitosa. Confesso que o excerto polémico não me tinha dito nada mas fui reler e realmente é uma frase que pode ofender muita gente e é grave uma autora muçulmana descrever um adereço tão importante na sua religião. Resumindo, gostei do livro, tem alguns problemas mas não posso dizer que me senti ofendida, pois estaria a mentir visto que não me ofendeu. Por último só tenho a falar do péssimo final, tão abrupto que eu pensei que o ebook tinha páginas a menos. Péssimo, porque não foi nem um final aberto, foi um livro sem final! 

Outra autora a que voltei foi Emma Lord, depois de ter lido ''Tweet Cute'' em 2020. Este lançamento de lá fora de Janeiro chamou-me a atenção pela capa e pela sinopse. Lá está, se o da Dahlia Adler eu critiquei por ser demasiado YA, este também apesar de ser YA nem parece devido à forma como esta escrito e às personagens que apesar de serem jovens não aparentam através das atitudes indecisas. A história é engraçada com romance, teatro, uma protagonista engraçada à procura da mãe mas também achei real os assuntos abordados. Acho que gostei mais do outro que li da autora mas este também é uma boa leitura para quem quer um romance YA mas sem os clichés habituais deste tipo de livros. 



''Weather Girl'' é o novo livro de Rachel Lynn Salomon, a mesma autora de ''Fala com o Ex'' que eu li no ano passado e adorei. Esse foi o primeiro livro adulto que ela lançou e este ano voltou com outro. Ao contrário do anterior, este livro é muito mais sério mas não se preocupem que continua a ser romântico e bem picante! Aqui temos uma repórter de meteorologia (adorei a profissão da protagonista) que decide juntar a sua chefe ao seu ex-marido. Isto com a ajuda de Rusell que é um jornalista de desporto. Claro que com o plano deles, ambos acabam por criar uma relação romântica.

Como tinha dito, apesar do livro ter romance, tem um tom muito mais sério que o outro da autora. Este fala muito sobre depressão da protagonista, uma doença que a mesma sofre já há uns anos. O romance aqui é assombrado então pelo medo de Ari face a esta sua faceta obscura. Este trauma já vem desde criança, pois a mãe sofria do mesmo e então Ari cresceu vendo a mãe a ser uma pessoa muito depressiva. Devido a isso tudo, Ari mostra-se uma pessoa até divertida mas sempre com aquele receio de cair numa espiral de tristeza. O final tem um plot twist engraçado e interessante que acabou por unir os dois casais. Só achei que podia haver alguns capítulos narrados pelo Russell de modo a também o conhecermos melhor, porque assim ficou demasiado perfeito. É um livro diferente do outro já publicado o que mostra que a autora consegue escrever tanto romances mais leves como também livros mais sérios. Já o tinha sentido com ''Fala com o Ex'' mas aqui confirmei que a base das histórias desta autora não são o principal, sendo as personagens o principal foco, por isso se gostam de livros em que há uma evolução das personagens vão gostar deste livro. Se quiserem um livro mais focado no romance em si, não acho que seja a leitura ideal. Por final só tenho a dizer que achei interessante que depois do último capítulo a autora faz algumas perguntas sobre o livro de modo a criar uma discussão com o leitor. Não é muito normal haver este tipo de perguntas muito menos num livro de romance, por isso achei interessante este anexo. 

Com o sucesso de ''Fala com o Ex'' em Portugal, não me admiraria que este também fosse publicado cá. Fico curiosa agora é para ler os livros YA da autora para ver como são. 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!