, , ,

Opinião da Ne: "A Rainha do Nada (O Povo do Ar #3)" de Holly Black

julho 14, 2021 Inês Santos 0 Comments


Depois de uma paragem maior do que eu esperava, finalmente comecei a leitura conjunta deste terceiro volume. Toda a trilogia foi-me "vendida" com a promessa de um terceiro melhor que os anteriores, ou como "O Melhor". A primeira meta, até ao quinto capítulo (inclusive) foi lido de modo sôfrego - e que saudades eu tinha desta Jude! Digo apenas da Jude porque ela toma conta de todos os capítulos, apesar do primeiro ser sobre a infância de Cardan. 
Nas seguintes metas e capítulos, Jude é sem dúvida a personagem preferida desta escritora, porque por mais que o leitor goste de outras personagens, ela apenas dá protagonismo a Jude e apenas vemos a historia pelos olhos dela. Queremos mais de Cardan: não temos. Queremos mais de Vivi: não temos. Queremos mais de Taryn: não queremos. Esta é talvez a personagem com quem menos me identifico e por isso que mais odeio, apesar das suas tentativas de se redimir. Vou colocá-la ali junto da Nestha ahahah.
O que mais gostei neste livro e até nesta trilogia, são as reviravoltas da vida de Jude, de como ela encontra tantos obstáculos e mesmo assim consegue sempre ultrapassá-los com mais ou menos dificuldade. Também gostei de Madoc e do papel que ele representa, como alguém ao nível de Jude, de quem ela de facto tem medo; mas por outro lado também é quem gosta dela de certa forma.
Continuei a adorar este mundo, estes personagens, uns mais que outros.
Acredito que não seja uma leitura para qualquer um. Mesmo agora que terminei posso dizer que o meu preferido dos três foi o segundo, O Rei Perverso, mas este é de facto rico em acontecimentos marcantes. Apesar de ter dado cinco estrelas, eu classificaria como 4,5 apenas por uma cena que acontece mas que está lá mesmo à frente dos nossos olhos. Achei algo demasiado fantasioso e desproporcionado, mesmo para uma trilogia como esta. Para quem adorou o inicio que muitos se queixam de ser descritivo e com demasiada fantasia, eu achei isso de alguns capítulos destes. De qualquer forma o epílogo é longo e compensa. Adorei o ponto final desta trilogia que um dia vou reler. Num futuro próximo. Mesmo ao fim de três livro eu quero mais de Cardan e de Jude. A autora tem outros livros deste mundo mas nenhum deles me traz estas personagens de volta. Quero mais Holly Black! Por favor! Há tantas cenas nesta trilogia, principalmente neste último que a autora podia ter desenvolvido e escrito mais uns quantos capítulos!! Estou a pensar seriamente em lhe escrever uma lista de cenas que quero ler mais. Se alguém me apoia que escreva aqui nos comentários.
Para mim foram três livros bem viciantes que se lêem numa semana e se fica de ressaca literária. Um mundo fantástico, com regras fantásticas e personagens ainda mais interessantes. Livros cheios de acção, cheios de reviravoltas, surpresas, mas adoro-o principalmente por esta protagonista super forte e corajosa apesar de toda a sua fragilidade. Adoro também o amor deles, a amizade entre irmãs, o amor familiar e as lealdades e traições que enchem esta páginas de algo pálpavel e excitante. Quem me dera poder entrar dentro deste mundo!
Ele será a destruição da coroa e a ruína do trono. O poder é mais fácil de adquirir do que de manter. Jude aprendeu a lição mais difícil de sua vida quando abdicou do controle do Rei Cardan em troca de um poder imensurável.Agora, ela carrega o outrora impensável título de Grande Rainha de Elfhame, mas as condições são longe de ser ideais. Exilada por Cardan no mundo mortal, Jude se encontra impotente e frustrada enquanto planeja reivindicar tudo que Cardan tomou dela. A oportunidade surge com sua irmã gêmea, cuja vida está em perigo. Para salvá-la de uma situação tenebrosa envolvendo Locke, Jude decide voltar ao Reino das Fadas se passando por Taryn. Antes disso, porém, ela precisa confrontar os próprios sentimentos contraditórios pelo rei que a traiu.No entanto, ao voltar a Elfhame, Jude constata que tudo mudou. A guerra está prestes a eclodir, e ela caminha próximo a seus inimigos. Será que ela vai ser capaz de resgatar a Coroa e o amor incondicional de Cardan, ao mesmo tempo que destrói os planos de seus inimigos? Ou será que tudo está perdido para sempre?

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!