, , ,

Opinião da Ne: "Luz e Sombra" de Leigh Bardugo

maio 09, 2021 Inês Santos 0 Comments

 

 - Contém algum spoiler -
 
Finalmente eu e a Mafi combinámos uma leitura conjunta. Não uma mas duas para este mês de Maio. O primeiro foi este, Luz e Sombra, que também é o primeiro de uma trilogia e como sabem já saiu a série.

Já tinha este livro na lista de compras há algum tempo e agora arrependo-me de não o ter lido antes da série sair. Não porque a tenha visto mas porque o facto de ter conhecido os actores acabaram por influenciaram como os imaginava ao longo do livro. Já vi o trailer e não me convenceu. A Aline é demasiado curvilínea, o Mal é cabeça rapada, o Darkling tão baixo como a Alina, etc etc.
Definitivamente não vou ver, principalmente enquanto tenho esta sensação de ter gostado da história e não a querer estragar.
Estou curiosa sim em relação ao próximo, apesar de não me sentir viciada como aconteceu com a saga das Cortes. Não sei se se aproxima outra ressaca literária, já que sinto que o meu entusiasmo em relação à fantasia tem diminuído um pouco. Demasiada fantasia? Agora em Maio é tudo deste género literário, mas o "plano" está tão condensado que acho que nem tenho espaço para uma "rapidinha" com a Vi Keeland só para ter um corta sabores.
Em relação ao Luz e Sombra tive também alguma dificuldade a adaptar-me à hierarquia e diferentes dons e estatutos. Além disso há imensas expressões russas que não têm legenda, como o kafta que eles todos usam. Pela descrição imagino algo como casaco de peles, mas em todas as ilustrações é um casaco tipo farda.  De qualquer forma, à medida que lia este livro, que por sinal se lê bastante rápido, talvez pelas espessas folhas ou largas margens, fui escrevendo a hierarquia que coloco aqui de seguida, para guiar alguém ou até como cábula se um dia reler esta saga. Tentei resumir ao máximo. Não sei se está totalmente certa.

Hierarquia Grisha:
Rei e Rainha
Darkling (Amplificador) (preto) tb é Invocador (único)
Invocadores (Azul-Escuro) (Bordados no punho: azul claro Marefatores/água, vermelho inferni/fogo, prateado vozeadores/ar, dourado sol/luz =Alina (única))
Corporalki (Curadores) (Vermelho) (Bordados no punho: Cinza Dilaceradores)
Etherealki (Guardas)
Fabrikantes/Materialki (metalúrgicos) (Roxo-Escuro)
Oprichnik (Guardas) (cinza)
Examinadores (carmim/azul escuro/roxo)
Servos (branco) Genya=Estilista (única)/Corporalki/Fabrikante

Premissa semelhante a muitos outros livros, fêmea pobre que tem algo especial e o poderoso se apaixona por ela, mas que afinal é traidor e afinal ela gosta mesmo é do amigo de infância. A questão do poder dela também não me conquistou particularmente. Dar à luz pode ser útil naquele buraco mas de resto... Gosto mais dos amplificadores.
É um típico sobrenatural YA, o que de inicio também não me entusiasmou muito.Mas depois os acontecimentos desenvolveram-se um pouco mais e tornou-se mais interessante. Acabei por reler o inicio, onde percebi que tinha perdido muitos pormenores, mas que só os entendi depois de ler mais para a frente e perceber os poderes de cada um.
Também pode ter sido por ter terminado o Coroa da Meia-noite de Sarah J. Maas e estar com uma leve ressaca literária, principalmente por causa daquele final; a minha atenção não estava a 100% até porque estava no carro. Também porque depois da Corte de Espinhos e Rosas e depois de Trono de Vidro habituei-me a um sobrenatural de adulto e quando comecei a ler Luz e Sombras com aqueles pensamentos tão juvenis e aqueles diálogos de adolescente acabei por desanimar um pouco.
Mais ou menos a meio acontece algo muito surpreendente que me disse tudo o que iria querer saber sobre aquela personagem. Tornou tudo o resto muito previsível. O melhor de tudo, é que depois de ler este livro consigo valorizar muito mais a série da Rainha Vermelha de Victoria Aveyard - sem dúvida a rainha das reviravoltas literárias.
Se querem uma história rápida com algum romance e muita magia, este é o livro ideal. Se querem algo mais ao estilo de Sarah J. Maas então este vai ficar muito áquem.

Só ela consegue vencer as trevas... Rodeada por inimigos, a outrora grande nação de Ravka foi dividida em duas pelo Sulco de Sombra, uma faixa de escuridão quase impenetrável cheia de monstros que se alimentam de carne humana. Agora, o seu destino pode depender de uma só refugiada. Alina Starkov nunca foi boa em nada. Órfã de guerra, tem uma única certeza: o apoio do seu melhor amigo, Maly, e a sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa do regimento militar, numa das expedições que tem de fazer ao Sulco de Sombra, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros volcra e ficar brutalmente ferido. O seu instinto leva-a a protegê-lo , e ela revela um poder adormecido que lhe salva a vida, um poder que poderia ser a chave para libertar o seu país devastado pela guerra. Arrancada de tudo aquilo que conhece, Alina é levada para a corte real para ser treinada como um membro dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina no seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir o Sulco de Sombra. No entanto, nada naquele mundo pródigo é o que parece. Com a escuridão a aproximar-se e todo um reino dependente da sua energia indomável, Alina terá de enfrentar os segredos dos Grisha... e os segredos do seu coração.
 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!