, , ,

Opinião da Ne: "Corte de Névoa e Fúria" de Sarah J. Maas

abril 20, 2021 Inês Santos 0 Comments


- Cuidado: Spoilers! - 

Rendida a esta saga foi como continuei e como continuo.
Claro que há muitas sagas fantásticas como estas, mas Sarah J. Maas continua a ser excelente em criar mundos, personagens, teias completas de acção, descrições perfeitas de situações, cenários e emoções.
Até agora temos quatro livros e mais uns contos, mas prevejo que esta saga ainda vai dar para uma colecção bastante longa, visto que a autora, de forma muito inteligente, vai adicionando novas personagens, super importantes e interessantes, à medida que a história avança. Além disso ela não "emparelha" logo os casais e por isso vai nos deixando sempre na expectactiva de quem vai ficar com quem, se é com personagens presentes ou futuros. 
Depois de Amarantha falecer e dar como terminado o primeiro volume, entramos neste segundo a ser apresentado à família de Rhys: Cassian, Azriel, Morrighan e Amren. Cada um com sua personalidade e com seus poderes. Cada um com a sua história e bagagem. Não sei qual o pior, mas enquanto escrevo esta opinião já vou no quarto volume e ainda não conheço tudo. ponto positivo para a autora.
Tirei a sinopse abaixo do site da Amazon e digo já que diz muita coisa do que penso. Que não se pode ler esta saga sem grandes paragens. Os fãs têm de facto razão no seu vício! Continuo a adorar as fanarts que vou vendo e não paro de as procurar.
Este segundo volume vai nos fazer não gostar de Tamlin. Fica já aqui dito e desta forma. Penso, sinceramente, que a autora decidiu que afinal Rhysand seria um melhor macho para Feyre e por isso tinha que criar alguma cena que a fizesse querer fugir dele, mesmo depois de ele ter morto a vilã e mesmo depois de Feyre ter morrido por amor a Tamlin. Ora, na cena em que ele explode e se torna no marido violento claro que ninguém vai achar piada à cena. Mas toda aquela comunicação com Rhys é muito fácil e conveniente - ajudando sempre, capítulo em capítulo, a autora a avançar na história. Ponto negativo. Não deixa de ser uma história bem trabalhada, com fios bem entrançado, mas achei que a maneira como foi criada a "despedida" para Tamlin foi um pouco injusta depois do primeiro volume este ter sido o tal e o herói. Não me vou alongar porque se não vou acabar por fazer spoilers dos próximos volumes, mas digo que mesmo depois de muita reviravolta ainda agora gosto um pouco de Tamlin.
Bem, neste volume temos um começo ainda com Feyre na Corte Primaveril, mas com a presença da odiosa grã-sacerdotisa, tudo vai descambar rapidamente e evoluir para a Corte Nocturna onde vamos ter os sexys que nos vão dar tantas tristezas e alegrias. Não vou esconder que uma das grandes motivações de ler livros e principalmente de me viciar neles são personagens masculinos lindos e fortes, personagens femininas corajosas e fortes, e claro, descrições eróticas. Claro que gosto das guerras, batalhas, mortes, mas os ingredientes para sagas de sucesso são ou não são o erotismo e muita morte? Pois eu cá adoro! O facto de meter fantasia é um bónus. Como chantilly em cima de gelado.
Neste segundo volume vamos aprendendo mais sobre as cortes, sobre os personagens, há medida que Feyre vai aprendendo também. Gostei da evolução da relação de Feyre e Rhys, onde Rhys foi mostrando o seu lado bom e verdadeiro para quem ainda o odiava do primeiro livro. Eu sou sincera, como vi spoilers na fanart já tinha percebido que a coisa se ia dar para esse casal e por isso nunca consegui ver o Rhys como odioso. Aliás, nem lhe liguei muito no primeiro. Eles estava lá a ajudar Feyre, como Lucien. Portanto nunca o vi como potencial par para ela. Por isso é que quando Sarah J. Maas mudou de ideias (parece-me a mim) demorei um pouco a orientar-me. Tipo: "ah ok agora vamos nos apaixonar por aquele ali". Ahahahahah.
Adaptei-me bem felizmente, principalmente porque a autora recheou tudo com boas cenas de romance e combate. A cena na varanda com a chuva de estrelas! Super fofa. Maravilhosa. Gostei mais da cena na taberna do que a cena da pintura, cena tão famosa! Mas gostei do pormenor dela lhe dar comida para consumar a ligação entre eles. Tal como não me passous despercebido no que Maas fez ao criar um "amuo" de Feyre para a cena se desenrolar naquela cabana onde ele pdoeria fazer o que tinha prometido. Ela de facto vai-nos dando pistas e nem todas são subtis. A cena no trono! Quando se começa mesmo a ver a atracção entre eles. Uau. É como um: Finalmente! Também adorei esse capítulo. Até o fui reler, confesso.
Também gosto do ênfase que a autora dá aos traumas psicológicos das personagens. Aqui Feyre fica com alguns, principalmente da cor vermelha. E é muito interessante ver que não nos perdemos apenas no romance mas também em coisas que estão por resolver e têm que ser resolvidas. Gostei também dos poderes se irem apresentado e ela aprender a usá-los.
Só consigo pensar que vou querer reler esta saga toda para saborear novamente cenas que me vou lembrando ou até ler para ver se alguma coisa me escapou. Ou então ler o primeiro livro sabendo o que sei hoje. Tenho a certeza que vai ser uma experiência completamente diferente.
Os restantes personagens são muito engraçados e as reuniões ou momentos familiares também são dos meus momentos preferidos.
Corte de névoa e fúria é o esperado segundo volume da saga iniciada em Corte de espinhos e rosas, da mesma autora da série Trono de Vidro.
Neste livro, seguimos a saga de Feyre Archeron, que morreu Sob a Montanha. Nas garras de Amarantha, a jovem humana que ansiava por amor e protecção deixou de existir. Das cinzas de seu velho eu, Feyre Quebradora da Maldição foi Feita - com poderes de sete Grão-Feéricos... e uma vontade tão férrea quanto o metal temido por eles.
Seu coração no entanto, permanece humano, vulnerável. Incapaz de esquecer o que sofreu para libertar o povo de Tamlin... e o pacto firmado com Rhysand, senhor da Corte Noturna. Mas mesmo assim, Feyre se esforça para reconstruir o lar que criou na Corte Primaveril. Então por que é ao lado de Rhys que ela se sente mais plena?
Peça-chave num jogo que desconhece. Feyre deve aprender rapidamente do que é capaz. E curar sua alma partida. Pois um antigo mal, muito pior que Amarantha, se agita no horizonte... um que ameaça não apenas os feéricos, mas o mundo humano e a muralha também.Enquanto navega por uma teia de intrigas políticas, paixões e poder, sufocada por Tamlin, Feyre precisa decidir o que deseja: amor ou liberdade? Corte de névoa e fúria apresenta uma história de emoção absoluta. Feyre aprende como se tornar uma verdadeira guerreira usando as ferramentas que possui. Um novo elenco de personagens dá vida ao reino. Cassian e Azriel - os irmãos de armas de Rhys, o sempre poderoso e charmoso Morrigan e a mortal, sarcástica, Amren.
Sarah J. Maas desenvolve a narrativa com tramas tão hábeis que nenhum leitor pode começar este livro sem tentar terminá-lo o mais rápido possível. É cativante, romântico, cheio de acção e um estudo intenso dos reinos em guerra. Um verdadeiro clássico no género fantasia.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!