, , ,

Opinião Young-Adult: ''Ghost'' de Jason Reynolds

junho 11, 2019 Mafi 0 Comments



No ano passado falou-se muito de um livro ''All the way down'' do autor Jason Reynolds. O livro tem a particularidade de passar-se em 60 segundos num elevador e desde que soube disto que não quis saber de mais nada e foi directo para a minha wishlist. 
Ghost (Track, #1)Fiquei surpreendida quando vi que outro livro do autor iria sair cá. É o primeiro livro de uma série de 4 e espero que lancem todos porque certamente irei ler, dado que adorei este. 
''Ghost'' conta-nos a história de Castle Cranshaw ou de Fantasma como ele mesmo auto-denominou. É um jovem que não se mete em confusões, desde que não se metam com ele. Tudo o que ele sabe fazer bem é correr. Vive num bairro pobre e problemático com a sua mãe e não teve um infância fácil e foi a partir daí, de um episódio traumático em que teve de correr muito e depressa que percebeu que adora correr. 
É posto na equipa de corrida da escola e trava amizade com os restantes colegas (protagonistas dos outros livros) e do treinador. Temos também a figura da mãe e de o senhor da merceraria do bairro. Estas personagens acabam por ser a família de Ghost que vive sendo vítima de bullying na escola mas que devido aos problemas que já trouxe à mãe, evita ao máximo meter-se em confusões.
Eu adorei este livro. Também é um livro muito rápido de se ler, quase tão rápido como Ghost corre mas adorei a forma como o autor trabalhou vários temas como o bullying, o alcóol, a pobreza e de como o desporto e as pessoas podem mudar vidas daqueles que mais necessitam.
Ghost tem um sentido de humor incrível, dei por mim a rir várias vezes com algumas frases que ele dizia e o leitor percebe bem as suas fragilidades, Ghost sabe que pela cor de pele que tem e pelo seu estatuto económico e social, não tem grandes hipóteses de vencer na vida mas nem por isso deixa-se ir abaixo, arranjando sempre solução para tudo mesmo que esta o meta em maus lençóis. 
Só fiquei triste pelo final, quando me dei conta a virei a página o livro já tinha acabado. Ficou um gosto amargo na boca porque estava mesmo embalada na leitura mas é um final em aberto onde o leitor acaba a própria história e para mim acaba com Ghost vencendo naquilo que mais gosta de fazer: correr.
É um livro óptimo para faixas etárias mais novas mas que aconselho a todos, gostei bastante. 


«Nunca deixes que alguém faça pouco da tua vida ou dos teus sonhos.»
Castle Cranshaw, ou Ghost, como ele próprio se intitula, é um miúdo considerado "problemático". Vive sozinho com a mãe e uma das coisas de que mais gosta é descobrir novos recordes do Guiness. Um dia, Ghost passa por uma equipa de atletismo que está a treinar e fica com vontade de experimentar. Ghost impressiona todos os presentes com a sua incrível velocidade e o treinador convida-o para entrar na equipa, mas com uma condição: ele tem de ter bom comportamento e bons resultados não só na corrida, mas também na escola.
Não é assim tão fácil manter-se fora de sarilhos, mas Ghost integra-se no grupo e aprende as maiores lições com os seus erros e com as revelações dos colegas e do próprio treinador.
Ao longo do livro é Ghost quem nos conta a sua história, que nos revela a importância do desporto, da amizade e da capacidade de sacrifício para se superar na pista e fora dela.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!