, , ,

Chegou à Despensa: "Vozes de Chernobyl" de Svetlana Alexievich

junho 19, 2019 Inês Santos 0 Comments


Uma das últimas aquisições foi este menino. Não sei se viram a série Chernobyl, mas eu vi e fiquei muito "alterada" e por isso não pude deixar de comprar mais informação (digamos assim).
A 26 de abril de 1986, Chernobyl foi palco do pior desastre nuclear de sempre. As autoridades soviéticas esconderam a gravidade dos factos da população e da comunidade internacional, e tentaram controlar os danos enviando milhares de homens mal equipados e impreparados para o vórtice radioativo em que se transformara a região. O acidente acabou por contaminar quase três quartos da Europa.
Numa prosa pungente e desarmante, Svetlana Alexievich dá voz a centenas de pessoas que viveram a tragédia: desde cidadãos comuns, bombeiros e médicos, que sentiram na pele as violentas consequências do desastre, até as forças do regime soviético que tentaram esconder o ocorrido. Os testemunhos, resultantes de mais de 500 entrevistas realizadas pela autora, são apresentados através de monólogos tecidos entre si com notável sensibilidade, apesar da disparidade e dos fortes contrastes que separam estas vozes.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!