, , ,

Opinião Contemporânea: "Que Sombra Te Acompanha" de Tiago Gonçalves

outubro 17, 2018 Inês Santos 0 Comments


Nem todos vão gostar deste livro, porque este é bem diferente de todos os outros. acho que o facto de acompanhar este autor já há alguns anos faz a leitura ser conduzida de maneira diferente e por isso é que acabei por o ver de uma luz e perspectiva diferente.
Que Sombra Te Acompanha é um livro de poucas páginas com um texto e escrita poética que descreve apenas um momento com um final inesperado. No desenvolvimento temos frases tipo mantras que nos fazem pensar e rever o que pensamos de certos assuntos e por isso é que temos muito mais do que apenas aquelas linhas das poucas páginas.
O prefácio, apesar de escrito por outra pessoa que não o autor, transparece uma leitura atenta como espero ter feito e nalgumas páginas prepara-nos para a obra propriamente dita.
Acaba por ser uma divagação propositada, e todo o texto é feito dois passos à frente e um atrás, com bastantes frases tipo espelho como esta:

"O Alfredo sua e descansa sem ordem lógica nem lógica ao suar e descansar."

Este tipo de construção frásica juntamente com os títulos dos capítulo iguais às respectivas primeiras frases torna tudo um pouco repetido a dobrar, visto que a maior parte é como o exemplo que dei e os capítulos são bastante curtos.
São no seu todo reflexões de um emigrante que muitos se vão identificar.

Todos somos emigrantes, nem que seja só uma vez. Todos deixamos o nosso lugar de origem para vivermos noutro lugar, nem que seja só por algum tempo. Pouco importa se vamos de uma cidade para outra, de um país para outro, ou se apenas de um lugar para outro. Talvez só abandonemos as raízes em que nascemos por outras completamente diferentes. Talvez só emigremos profissionalmente. Pouco importa, as dúvidas acompanham-nos, as questões que colocámos também. Neste livro acompanhamos um sonhador que partiu à procura do mundo que lá não tinha. Agora ele é uma sombra do que foi, sem a alma de outrora, vivendo confortado com pouco conforto. Nesta tarde, contudo, encontra mais do que procura e do que pediu. Nunca quis, mas hoje revisita a sua vida numa conversa que é mais que um fortuito reencontro.

0 comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!