, , ,

Opinião Histórica: "O Escândalo de uma Rebelde" de Courtney Milan

setembro 19, 2018 Inês Santos 0 Comments


Ao ler a sinopse eu já previa que este romance não me iria correr tão bem como os anteriores, mas mesmo assim surpreendeu-me pela positiva o facto de ter gostado tanto da história. O maior problema foi mesmo a escrita de Courtney Milan. Só tudo menos fã de diálogos longos cheios de "lamechice" e esta escritora adora-os! Discursos longos e ainda por cima repetitivos cheios de "sítios comuns" de fazer revirar os olhos mil vezes.

Num romance em que as mulheres são o sexo mais forte, pelo menos na força de vontade e não no poder. Quando a personagem principal, mas não a mais principal, é um exemplo para todas as mulheres, principalmente as do século XIX, este tipo de novela não encaixa bem. Também não encaixou bem o facto de ela não ser a personagem predominante, pelos menos o seu ponto de vista, que foi oferecido a Edward. Mas, acabo por olhar para esta situação como algo positivo, já que o papel de Edward, além de ser uma personagem sofrida, mostra o lado vulnerável de um homem e a maneira como a autora descreveu o seu encantamento por Free também foi emocionante, o que pesou no prato dos pontos positivos.

A questão de Amanda também me surpreendeu pela positiva. Já suspeitava, mas nunca esperei que as minhas suspeitas fossem confirmadas. Boa Courtney!

As descrições são longas, tanto de cenários como de situações.

Os anti-heróis e os vilões são óbvios e a forma como Edward resolve tudo e mais alguma coisa também me pareceu longe de ser realista.

Assim, sobrou-me admirar os exemplos e histórias em que a autora se baseou, principalmente a cena do hospital e do jornal.

Gostei bastante do Passado de Edward, incluindo a traição, a tortura e até as falsificações que ele fez. Deu-me vontade de o conhecer pessoalmente.

Apesar disto tudo quando penso na pontuação tenho sempre a certeza que as duas estrelas são o mais acertado já que este livro para mim foi um "ok" e não um "gostei", adorei" ou "amei". Não me viciou. Não me identifiquei com nenhuma personagem. Saltei os longos textos e nem sequer quis acabar rápido para descobrir o final porque este sempre esteve "escarrapachado" desde o início. Só o quis terminar rápido para poder pegar noutro que me viciasse.

Curiosamente, ao ler estas páginas só me vinha à memórias os livros de Jennifer Haymore que por muito que eu insistisse sempre me deram este tipo de enfado. Porque, na minha opinião, para se ter um romance romântico, emocionante, de derreter os corações, não é preciso esmiuçar o sentimento, mas sim criar momentos que nos façam sentir. Acções, não palavras - porque assim os sentimentos vão ser muito mais reais porque saem de nós e não das palavras que nos estão a impingir (este termo é forte, mas não estou a conseguir encontrar outro mais suave e adequado).

Pelo Goodreads estou a perceber que estou muito longe das restantes opiniões, mas la está, o livro escolhe o leitor, e acho que este não me escolheu a mim. Paciência.

Miss Frederica (Free) Marshall está muito à frente do seu tempo. É editora de um jornal de apoio aos direitos das mulheres e está habituada a incomodar muita gente. Mas o problema é que agora há quem esteja mais incomodado do que o costume. e decidido a silenciá-la. Free precisa de ajuda... mas sabe que a sua única tábua de salvação pode acertar-lhe em cheio na cabeça.
Pois a única pessoa disposta a ajudá-la não o faz desinteressadamente. Abandonado pela família, Edward Clark tem os meios e a vontade de combater os inimigos de Free. Afinal, trata-se da sua odiada família. e que mal têm uma ou duas mentirinhas? A jovem Free não passa de um peão no seu plano de vingança…
Mas Edward não contava que a fogosa rapariga lhe desse a volta à cabeça. Infelizmente, demorou demasiado tempo - e demasiadas mentiras - a perceber. Pois quando a mulher dos seus sonhos souber o quanto ele a enganou, ele vai perdê-la para sempre…

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!