, , ,

Opinião Young Adult: ''Eliza e os seus monstros'' de Francesca Zappia

julho 22, 2018 Mafi 0 Comments





Quando vi que este livrinho ia sair em português, não hesitei em por a minha cópia no original nas minhas próximas leituras. Este é o segundo livro desta autora mas o primeiro a ser publicado cá e espero mesmo que a Topseller considere publicar o primeiro ''Made you up'' porque pelo que li deste primeiro livro, esta autora é sem dúvida uma boa aposta no catálogo Young Adult da Topseller.
''Eliza e os seus monstros'' conta a história de Eliza Mirk, uma adolescente que é muito tímida e introvertida no mundo real. Por outro lado, no mundo virtual é autora de uma das mais famosas webcomics de todo o tempo, embora viva a sua fama em anonimato. 

O seu sucesso online corre de vento em popa, começando até a ganhar dinheiro embora sem o conhecimento dos seus pais. mas a sua identidade online começa a ficar fortemente desprotegida quando conhece Wallace, o novo rapaz da escola que para além de ser um grande fã da webcomic de Eliza (Monstrous Sea) escreve fanfiction sobre a webcomic e é um dos membros mais participativos e mais acarinhados do fandom da saga. 

Os dois formam uma amizade mas Eliza sente-se cada vez mais culpada por não revelar a Wallace a sua verdadeira identidade e por não ter mais amigos fora da sua vida online, acaba por viver num limbo em que não quer magoar Wallace mas também não quer confessar que ela é a famosa autora do que ele mais gosta. 
A base do livro é esta e até pode parecer muito simples mas digo-vos que de simples e leve o livro tem muito pouco. Começando pela Eliza que vive para o mundo online, tem amigos nos fóruns da sua saga e  não consegue conectar-se com ninguém na escola. A sua vida passa por sobreviver às aulas e depois desenhar. A sua relação com os pais e irmãos também não é a melhor porque eles não sabem, nem compreendem o sucesso que Eliza tem na internet. Este desconhecimento da ''vida dupla'' que a Eliza leva é especialmente mostrado pelos pais que embora não apreciem que ela passe o tempo fechada no quarto a ''desenhar bonecos'' também não se esforçam para conhecer o gosto da filha e tentam sempre enquadrá-la em actividades que eles gostam e que pensam que lhe vai fazer bem.
A solidão que Eliza sente também é bem trabalhada. A autora consegue mostrar que ela realmente não é a pessoa mais social da escola mas ela sente-se bem com os seus amigos online. Quando conhece Wallace e os amigos dele, vemos Eliza a libertar-se um pouco e até mesmo o facto de ela conviver com pessoas é lhe algo estranho.

Após a revelação que Eliza é a criadora da comic, o livro melhorou bastante porque obrigou Eliza a sair da sua zona de conforto e a enfrentar os problemas que ela própria criou e especialmente a procurar ajuda e a entender que há vida para além de ''Monstrous Sea''.

Admito que a parte das ilustrações da banda desenhada não me entusiasmou muito, não consegui achar as ilustrações bonitas mas dá um toque dinâmico ao livro. De resto, gostei bastante do livro e aconselho sem dúvida a sua leitura. 



Na net, ela é mundialmente famosa. Cá fora, ninguém sabe o seu nome.
No mundo real, ela é Eliza, uma miúda solitária, invisível e sem amigos. Online, ela é LadyConstellation, a famosa e anónima criadora de Monstrous Sea, um dos webcomics mais populares do mundo. Wallace é novo na escola. É um rapaz estranho, misterioso e que raramente fala. Mas na Internet ele é Rainmaker, o escritor da fanfiction de Monstrous Sea mais lida nos fóruns da série, e é seguido por mais de um milhão de fãs.
Os caminhos de Eliza e Wallace cruzam-se inesperadamente e, quando percebem que têm a mesma paixão por Monstrous Sea e a mesma forma de ver o mundo, surge uma relação improvável que vai alterar as suas vidas para sempre. No entanto, ambos julgam que o outro é apenas um fã comum de Monstrous Sea. Ela não sabe que ele é o seu maior fã, e ele não sabe que ela é a própria autora.
Um livro esplendoroso sobre a vida online e offline!


 

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!