, , , ,

Opinião Sobrenatural/Young Adult: "A 5ª Vaga" de Rick Yancey

fevereiro 23, 2016 Mafi 1 Comments


 

- Spoilers -

Em Janeiro fui ao cinema ver 'A 5ª Vaga' e apesar de ter gostado mais ou menos, fiquei curiosa em ler o livro. Se tiverem curiosidade em ler o que achei do filme podem clicar aqui.

Como já sabia as linhas gerais do enredo criado por Rick Yancey, foi com facilidade em que entrei neste mundo dos humanos e dos Outros, mas confesso que não gostei nada de como a narrativa foi construída no livro. No cinema fez mais sentido mas no livro aborreceu-me um pouco aquele anda para a frente e para trás, especialmente para alguém que já sabe o que vai acontecer.

O início do livo é muito semelhante ao início do filme, ou melhor é o contrário e portanto apesar de haver diferenças, posso dizer que no geral é um livro bem adaptado em termos de guião, não se desviou muito da obra original. Vamos lá a ver se temos filme do 2º. 

Coisas que posso dizer que gostei mais no livro que no filme...a parte quando a Cassie, o Sam e o pai chegam ao acampamento, ela testemunha a morte do pai,algo que no filme não é entendido, no livro claro que é mais detalhado mas achei a cena em si muito melhor e fez muito mais sentido para a estória, 

Uma coisa que me fez confusão foi de no livro falarem do país das maravilhas e eu não estava a perceber nada porque isso foi completamente cortado no filme, portanto achei um das grandes diferenças entre o livro e o filme eque provavelmente não iria perceber se fosse mencionado nos livros seguintes (não sei se é).

Claro que a identidade do Zombie não foi surpresa nenhuma para mim visto que já sabia que era o Ben, no livro dá para manter esse mistério mas no filme é praticamente impossível ter um nome sem uma cara. Verdade seja dito que não gostei muito dele no livro, mas também não  o adorei no filme, fiquei um pouco desiludida com esta personagem. Quem me convenceu mais no livro foi o Evan Walker, que no filme me passou ao lado com sua interpretação fraca. Gostei dele mais aqui mas não sou Team Evan. Se é que há aqui teams visto que no filme dá a entender um triângulo amoroso e aqui no livro nem por isso.

Eu gostei taaanto da Ringer do filme que queria ler mais sobre ela aqui mas isso não aconteceu. Mas já me disseram que no segundo livro ela aparece bastante por isso fico contente.

Quanto ao final, gostei mais do final do filme apesar de não estar assim tão diferente, mas acho que resultou melhor no geral. 
Por fim a Cassie e o Sam foram as minhas personagens favoritas, não me lembro assim de nada que quisesse mudar neles. 

Em suma, A 5ª Vaga foi quase uma releitura mas feita pela primeira vez. Não fiquei encantada com a escrita mas depois até que já nem me estava a fazer confusão, deve ter sido só aquele impacto inicial. O 2º livro é bem mais pequeno que este e o 3º sai já daqui a 3 meses por isso prevejo concluir a trilogia muito em breve e sé houver filme do 2º cá estarei para o ver. 

A 5ª Vaga, o volume que dá início à trilogia com o mesmo nome, é uma obra-prima da ficção científica moderna. É um épico extremamente original, que nos apresenta um cenário de invasão extraterrestre do planeta Terra como nunca antes foi escrito ou sequer imaginado. Nesta narrativa assombrosa, uma nave extraterrestre fixa-se na órbita da terra, à vista de todos mas sem estabelecer qualquer interação. Até que, subitamente, uma gigantesca onda eletromagnética desativa todos os sistemas da Terra, e todas as luzes, comunicações e máquinas deixam de funcionar. A esta primeira vaga seguem-se outras, num crescendo de violência que devasta grande parte da humanidade. Será este o fim da existência humana sobre a Terra? Haverá ainda alguma salvação possível? Um thriller de alta voltagem, com todos os ingredientes para se tornar um grande clássico da literatura fantástica universal.

 

1 comentário:

  1. Li o livro a algum tempo e fiquei muito confusa. Acredita, se tivesses lido o livro sem veres o filme, muita coisa não faria sentido para ti. Estou a relê-lo neste momento, após ter visto o filme, e mesmo assim acho que o autor ao tentar deixar-nos "confusos" para haver aquele mistério, acabou por confundir de mais. Achei o filme melhor que o livro, e também espero mesmo que adaptem o 2º.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!