, , , ,

Opinião Sobrenatural: "Dias de sangue e glória" de Laini Taylor

abril 27, 2015 Mafi 3 Comments




Depois de eu ter passado 2013 e 2014 a ler distopias e mundos que já me pareciam todos o mesmo, em Janeiro quando li "A Quimera de Praga" fui agradavelmente surpreendida pela fantasia urbana de Laini Taylor. O livro foi uma lufada de ar fresco ao que eu andava a ler nos últimos tempos e gostei mesmo do mundo que a autora criou e do desenvolvimento que esta deu no primeiro livro, centrando-se no passado da protagonista e no romance, 

Apesar do meu gosto pelo primeiro livro, já suspeitava que não ia gostar tanto deste. Para já é muito raro o segundo livro aguentar o nível do primeiro. O segundo livro tem esta situação ingrata de manter o interesse entre o primeiro e o terceiro livro da trilogia e muitas vezes, os segundos livros não conseguem fazer isso.

25320422Muitas vezes também acontece que o segundo livro seja um desenvolvimento do que foi introduzido no primeiro livro. Taylor não seguiu por outra vertente e as primeiras duzentas páginas são um longo desenvolvimento do mundo dos serafins e das quimeras, de guerras, de imperadores, de exércitos de soldados prontos para uma batalha.

Começamos por encontrar Karou, enojada pelas mentiras e pela traição que sofreu. Sente que não há nada certo em relação a Akiva, sensação que tinha tido na sua vida anterior. Agora é humana e tem uma nova função. Por outro lado temos Akiva que mergulhara numa névoa de esquecimento em relação aos últimos acontecimentos.

A primeira parte do livro para mim foi a pior. Gostei do espaço onde a acção teve lugar, as descrições das paisagens áridas e irregulares de Marrocos mas não consegui ter cabeça para este mundo (que para outras pessoas nem o será) complexo. Para mim foi difícil interessar-me e ter vontade de ler sem passar umas páginas à frente. Ok, admito passei umas quantas pois a paciência estava a esgotar-se e diziam que o livro só melhorava a partir do capítulo 50! 

De facto melhorou mas nada que me fizesse mudar a classificação que irei atribuir. Não sei o que se passou com o Akiva, perdeu o encanto em mim. Continuei a gostar muito da Karou como personagem principal.

As melhores cenas da primeira parte foram protagonizadas pela Zuzana e pelo Mik que são assim um dos casais secundários mais fofos de sempre! E que têm uma noveleta só dedicada a eles que eu certamente irei ler. Gostei muito da lealdade para com a Karou e do apoio que lhe deram, foi o que salvou o livro para mim! 

Com previsão do terceiro livro para Junho, não me vejo a ler a terceira parte da trilogia "Entre Mundos". Já me resignei que ler fantasia só de anos em anos e talvez seja melhor apostar em livros únicos. Mesmo assim não me despeço já de Taylor, pois segue-se a Night of cake and puppets!

Karou, antiga estudante de Arte, quimera revenante e aprendiz de ressurrecionista, tem finalmente as respostas que sempre procurou. Sabe quem é e o que é. Porém, com este conhecimento vem outra verdade que ela daria tudo para desfazer: amou o inimigo e foi traída, e um mundo inteiro sofreu por isso.
Agora, sacerdotisa de um castelo de areia numa terra de poeira e estrelas, profundamente só, Karou tenta recriar o universo do seu passado, contribuindo, com a sua dor e a sua mágoa, para a volta gloriosa das quimeras.
Porém, sem Akiva, e sem o seu sonho de amor partilhado, o caminho da esperança afigura-se impossível de trilhar.
Repleto de desgosto e beleza, segredos e escolhas impossíveis, Dias de Sangue e Glória encontra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra tão antiga como o tempo.


3 comentários:

  1. Olá, Mafi.

    Que pena que não vais continuar esta trilogia :(
    Francamente também deixei a meio este livro, por duas razões: primeiro porque não estava a entrar muito na história, e tinha outros livros que ler. Depois porque descobri que iria ser editado em Portugal.

    Ainda não tenho uma cópia física comigo, ando a ver se consigo encontrar na CC :p

    Beijinhos,

    Mariana

    http://mixordialiteraria.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou mesmo continuar :( também tenho pena... :/
      Passei pela CC de S. Sebastião e não havia nada de jeito :(

      beijinhos

      Eliminar
  2. Eu adoro fantasia, e já sabes a minha opinião - desisti da trilogia logo no 1º livro - acho que foi tudo tão mal aproveitado e gostaria de entender o que os outros leitores viram para ter um rating tão alto... enfim xD

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!