, , , ,

Opinião Contemporânea: ''Sorrisos Quebrados'' de Sofia Silva

maio 29, 2018 Mafi 0 Comments


Depois de tanto sucesso, de tantas críticas positivas, de tantos elogios vindos do Brasil, finalmente li o famoso ''Sorrisos Quebrados'' da autora Sofia Silva, que vergonhosamente foi o primeiro livro de uma autora portuguesa este ano. 

Eu admito que tinha algumas expectativas mas era impossível não ter, pois este livro (e a autora) são muito acarinhados pela comunidade brasileira e como a Ne também tinha gostado, parti para a leitura com boas expectativas.
Se foi tudo aquilo que eu esperava? Não mas de longe não é um livro mau, apenas não encontrei nada de novo que me fizesse adorar o livro como outras pessoas o fazem. 

39907316O início é muito bom e fiquei admirada pela descrição de algumas cenas mais pesadas. Não estava à espera disso assim como também não estava à espera das cenas eróticas. 
A escrita da autora é simples mas para o meu gosto tem demasiadas metáforas e frases feitas. Quer dizer, eu não conheço ninguém que fale assim, e eu não gosto deste tipo de frases. Podem dizer muito como podem não dizer nada e é por isso que não leio livros do género Pedro Chagas-Freitas e outros que tais. Esse tipo de escrita não me convence nem em livro e nem na vida real (ao qual eu reviro os olhos imediatamente).
Contudo, é através destas frases que a autora consegue transmitir a mensagem e a aura do livro. Uma mensagem de força e de superação. De aguentar o mal que a vida nos deu e caminhar sempre com esperança. Eu gostei bastante disso porque acho que é assim que deve ser. Amanhã é um novo dia. 

Quanto às personagens, gostei de todos embora ache que algumas coisas que a Sol dizia não batiam certo com a idade que ela apresentava no livro (4 anos). O André pode ser perfeito demais mas obviamente que gostei dele assim como a Paola, a nossa protagonista que consegue ser a personagens mais completa do enredo, mostrando o seu lado frágil mas também o seu lado de guerreira.

Adorei as ilustrações que vão complementando a história e gostei da aura artística presente no livro.

Pelo que pesquisei teremos uma continuação mas sinceramente não fiquei com vontade de acompanhar o seguimento desta história mas na altura logo verei se continuarei a ler mais desta autora portuguesa. 

Mais de 1 milhão de leituras na plataforma online Wattpad em apenas 1 ano Paola está num momento chave da sua vida. Vai ter de decidir se quer continuar a viver ou se vai deixar-se morrer às mãos do homem por quem um dia se apaixonou e com quem veio a casar. Como foi possível que aquele homem bem parecido, poderoso e deslumbrante se tornasse no monstro que a está a destruir? Mas Paola decide viver.
E, no mais improvável dos lugares, vai encontrar de novo a luz e descobrir que, afinal, é possível amar outra vez. Sorrisos Quebrados marca a estreia de Sofia Silva na escrita de ficção. Um romance sobre violência doméstica, abuso sexual e as segundas oportunidades que a vida por vezes reserva.

0 Comentários:

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!