, , ,

Opinião Young-Adult: "Entre o Agora e o Nunca" de J.A. Redmerski

janeiro 28, 2014 Inês Santos 7 Comments


Oh minha santa! Este livro tinha tudo de bom para ser um livro inesquecível, mas porque é que o tinham que estragar?
20319296
Primeiro que tudo quero dizer que adoro a capa (o que já sabiam se acompanhassem a minha rubrica no outro blog). E adoro tanto ou mais a da sequela.
Mas falando do livro:
O problema aqui foi mesmo J.A. Redmerski ter descrito Andrew e Cam como dois adolescentes, os quais eles não são. A autora deu-me uma imagem meia inocente e aventureira e depois estragou tudo quando eles se envolveram pela primeira vez.
Eu já estava a estranhar pelo comportamento de Natalie, mas apenas achava que esta personagem era daquelas adolescentes com desejos precoces de sexo e outras coisas. Nunca pensei foi que Camryn o fosse também.
Os primeiros POV's estão muito mal feitos, mas mais para a frente a autora vai aperfeiçoando até que já não me apercebia da mudança. De qualquer forma, continua a defender a minha opinião de que definitivamente esta mudança de narrador não é a onda desta autora. Este facto comprova-se na última parte, quando descobrimos "aquilo" de Andrew. Supostamente, deveriamos ficar a saber quando eles chegam ao Texas, mas em vez disso, a autora omite-nos essa informação e aí perdeu-se mais uma das vantagens de se trocar de narrador, que é levantar mais o véu ao leitor sobre a personagem respectiva.
Os primeiros capítulos a cerca da viagem também me pareceram algo monótonos, porque a história não passava deles os dois no autocarro e... e pronto, mais nada. Ainda houve a cena em que Andrew a protege, mas lá voltam eles aos bancos do autocarro. Sim, eu sei que esta parte foi tão importante como os primeiros capítulos em que conhecemos a vida actual de Camryn, mas pareceu-me demasiado linear. Sem nenhum acontecimento significativo -  ao contrário do que aconteceu no final, que foram umas quantas cenas marcantes de repente.
Outra razão para a minha baixa classificação desta obra é talvez culpa minha. Preferi lê-lo em brasileiro em vez de esperar pelo português ou até lê-lo em inglês. Por isso, certas expressões soaram-me demasiado desenquadradas na imagem que tinha destes dois personagens.
Uma questão que me levantou certas dúvidas foi a parte do dinheiro. Dois jovens que nunca trabalharam andam assim pela estrada, em moteis e hoteis, com que financiamento? No final, lá percebemos que que ambos têm ou tinham pais ricos e uma conta quase ilimitada - pois está bem...
Por falar em final, adorei-o. Foi ele que me convenceu a dar duas e não uma estrela. Não me crucifiquem, mas volto a salientar que a culpa foi da autora dos caracterizar de forma tão adolescente! Além de tornar as personagem meio-prostitutas... Fora esta vertente mais erótica que destoou completamente do resto da vertente romântica e young-adult, esta obra é muito boa e emocionante, mas não me chegou a convencer.
Para finalizar, tenho que dizer que a autora quase que me enganava na cena do "Parrish", no último ou penúltimo capítulo. Eu já sabia que não era o Andrew porque já sabia que iria haver uma sequência e que este menino está representado na capa. E muito bem.
Essa situação de Andrew também me apanhou um pouco de surpresa e talvez tenha sido aí que as minhas emoções se revelaram um pouco mais, por causa da sua desistência que afinal não aconteceu por causa de Cam. O último anuncio desta e a cena da tatuagem também foram pontos positivos, principalmente porque finalmente os pude imaginar e retratar com a idade verdadeira e não com menos 10 ou 8 anos.
Talvez um dia a releia em português. Talvez quando sair o "Entre Agora e o Sempre" (digo eu que se vai entitular assim). Talvez...


Título Original - The Edge of Never

Edição - Maio 2013

ISBN - 9788581051406




7 comentários:

  1. Como já tinha dito concordo em metade xD mais na 1º parte da opinião. Eu gostei dos pontos de vista mas ao início estavam mesmo mal feitos. quanto às partes eróticas, tens de ver que o livro é considerado New Adult onde já há cenas de sexo, portanto já nem se vê o livro como young-adult. as cenas eróticas não destoaram pelo género que o livro foi classificado e pela idade dos protagonistas. a parte do dinheiro tmb me intrigou mas pronto é um ponto que se esquece facilmente perante tudo o que acontece no livro.

    eu gostei dos capítulos das viagens ^^ mas tmb gosto de ler essas cenas. o final é que pronto dispensava como acabou...acho que é meio caminho andado para estragar a história entre os dois... vamos lá ver quando sai o 2º e o que sai dali.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, penso que o meu problema foi mesmo esse. Começar do ponto de partida de ser Young Adult, e mesmo sabendo que ela tinha 20 imaginei-a muito mais criança. Além disso, os diálogos entre ela e a amiga pareceram-me mesmo de miudas do liceu e nao raparigas com idade de andar na faculdade

      Eliminar
  2. Olá,
    Concordo em parte com a tua opinião e acho o mesmo que a Mafi disse.
    Mas para quem não sabe que o livro terá continuação, que foi o meu caso, os últimos capítulos são muito angustiantes e são estes que me fizeram adorar o livro, pois a autora mexeu com as minhas emoções. Eu, por norma não sou muito exigente, desde que a leitura seja um romance que este não acabe em tragédia. Por exemplo, acho que nunca vou ler A Culpa é das Estrelas e nem sei se verei o filme. Acho que sou muito romântica nas leituras. Em fim...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha sou como tu nisso. Romances sem finais felizes estragam logo tudo. Mas há romances com finais menos felizes muito bons também.

      Bem, vou então culpar o Goodreads por me ter mostrado a sequela eheh

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Mais alguém que não apreciou muito o livro, estava a pensar que era da únicas que não tinha gostado assim tanto, já me estava a sentir um pouco à margem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já me sinto muito melhor =) Obrigada Arttemizza!!!

      Eliminar
  4. Acabei de ler o livro mesmo agora e fiquei exatamente com a mesma opiniao em relacao a tudo o k foi dito na critica...mas eu csg chegar as 3 estrelas :)

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!