, , ,

Opinião Sobrenatural: "A Noite de Todas as Almas" de Deborah Harkness

outubro 15, 2013 Inês Santos 1 Comments


Penso que já há muito tempo que não preferia o titulo português ao original! Finalmente.

A Noite de Todas as Almas é um livro onde podemos encontrar magia, cultura, muita cultura, amor, amizade, família, etc... está portanto recheado de sentimentos e valores, de ensinamentos tanto do Passado como do Presente.
Apesar de ser simpatizante de livros deste género e de ter adorado livros como o de Elizabeth Kostova ou de Katherine Neville, achei este muito pesado, principalmente pelos diálogos não serem tão leves como deviam e não contribuírem para aquele equilíbrio entre texto mais compacto, incluindo descrições tanto do espaço como de acções, e o texto mais corrente, como o diálogo.
Aqui notei uma linguagem um pouco forçada, pouco fluída, que vai contribuir para diminuir o gosto pela leitura, quando a história tem tanto para agradar o leitor. Em relação a esta última, adorei o principio e o final - no principio ainda há aquele mistério sobre o livro e sobre o que Diana é; no final porque já está tudo mais ou menos alinhavado e vamos iniciar a viagem já com Diana no poder dos seus conhecimentos, tanto mágicos como sentimentais. O meio não me agradou particularmente visto que há ali um desenvolvimento muito monótono em que há muita coisa que poderia ser saltada ou até abreviada.
Portanto, a minha revisão deste livro é que é bom na história e no rol de personagens, mas que devemos estar preparados para parágrafos mais entediantes e que contribuem pouco para a história.
Neste caso é uma pena as frases preferidas serem citações de outros livros inseridos neste. Um ponto negativo sem dúvida.
Frases Preferidas:
"Não pertencia a uma era, mas era para toda a eternidade!" página 187
"Se a borboleta bate as suas asas delicadas em direcção à luz que a atrai, é tão-somente porque desconhece que o calor a pode consumir." página 291
Num final de tarde de Setembro, quando a famosa historiadora de Yale, Diana Bishop, abre casualmente um misterioso manuscrito medieval alquímico há muito desaparecido, o submundo mágico de Oxford desperta. Vampiros, bruxas e demónios farão tudo para possuir o manuscrito que se crê conter poderes desconhecidos e pistas misteriosas sobre o passado e o futuro dos humanos e do mundo fantástico. Diana vê a sua pacata vida de investigadora invadida por um passado que sempre tentou esquecer: ela é a última descendente da família Bishop, uma longa e distinta linhagem de bruxas de Salem, marcada pela morte misteriosa dos pais quando era criança. E do meio do turbilhão de criaturas mágicas despertadas pela redescoberta do manuscrito surge Matthew Clairmont, um vampiro geneticista de 1500 anos de idade, apaixonado por Darwin. Juntos vão tentar desvendar os segredos do manuscrito e impedir que caia em mãos erradas. Mas a paixão que cresce entre ambos ameaça o frágil pacto de paz que existe há séculos entre humanos e criaturas fantásticas... e o mundo de Diana nunca mais voltará a ser o mesmo... Uma história arrebatadora que mistura História, magia, aventura e romance. 

8667848
Título Original - A Discovery of Witches

Edição - Abril 2011

ISBN - 9789724620121





Outras obras da autora:
17662329

1 comentário:

  1. Desde que saiu a série que tenho mais vontade de ler este livro! Mas vão metendo-se outros pela frente e pronto! o drama de todos os leitores! 😅

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!