, , ,

Opinião Histórica: "Demência" de Célia Correia Loureiro

janeiro 07, 2013 Mafi 2 Comments


Gostei muito deste livro!! Aliás adorei, uma óptima surpresa, por parte de uma autora portuguesa.
Eu não leio muita literatura portuguesa, esforço-me para ler, mas tirando alguns autores e alguns livros, todos as sinopses parecem-me sem interesse. Foi com bom agrado que li este livro da autora Célia Loureiro, esperemos que seja o primeiro de muitos.

Demência
Acho que a sinopse descreve vem a história do livro. A acção decorre numa aldeia, ou seja num ambiente rural, e eu adoro histórias que se passem em ambientes rurais! Não sei porquê mas acho as personagens mais humildes, mais realistas, mais humanas. Isto é um facto, não apenas nos livros mas no mundo real. Moro na cidade e quando vou para o campo, para a vila onde tenho a casa, é um mundo completamente diferente. 

E toda a essência do mundo rural está espelhado no livro. Os vizinhos que se entre-ajudam  os olhares de lado pelas pessoas da aldeias, os boatos, os problemas sociais e financeiros de uma escola,o preconceito das pessoas da aldeia com as novas habitantes (Letícia, Luz e Maria), o tratar dos animais...todos estes elementos foram importantes, para mim, na leitura porque não só são importantes para o contexto da história mas também transportam o leitor para a história do livro. Eu senti-me completamente absorvida pela história, parecia que era mais uma personagem, uma vizinha, por exemplo!


Por falar em personagens, posso dizer que no geral gostei bastante das personagens, mas claro que simpatizei bastante com as duas miúdas, a Maria e a Luz. A Letícia, gostei dela mas havia certas atitudes que não me caíram bem, mas eram compreensíveis devido a tudo o que ela sofreu. A Olímpia e o Sebastião foram duas personagens que gostei bastante, principalmente o Sebastião. Quanto ao Gabriel, sinceramente não consegui gostar dele a 100%.

Foi uma leitura rápida e bastante intensa, como disse parecia que eu também era uma personagem do livro e convivia com as personagens. Não me lembro de ter encontrado nenhum erro 
gramatical mas houve palavras que não me soaram bem. 

Não acho que seja uma história direccionada para um público mais adulto pelos temas que apresenta, como violência doméstica, a doença de Alzeihmer ou a maldade que as pessoas são capazes de cometer para defender naquilo que acreditam, pois todos os dias somos bombardeados com notícias dessas. É sim um livro maturo, bem escrito, que mostra um dos grandes defeitos dos portugueses que é intrometerem-se na vida dos outros, quando não têm o direito de o fazer. E que por melhores intenções as nossas acções tenham, há sempre alguém para nos julgar, mas também é uma leitura de esperança, onde há o acreditar que amanhã será um dia melhor.

Aconselho todos a lerem, pois a autora merece, e sinto-me orgulhosa por ter uma jovem portuguesa, com apenas 22 anos a escrever um livro com esta qualidade!


No seio de uma aldeia beirã, Olímpia Vieira começa a sofrer os sintomas de uma demência que ameaça levar-lhe a memória aos poucos. A única pessoa que lhe ocorre chamar para assisti-la é a sua nora viúva, Letícia. Mas Letícia, que se faz acompanhar das duas filhas, tem um passado de sobrevivência que a levou a cometer um crime do qual apenas a justiça a absolveu.
Perante a censura dos aldeões, outrora seus vizinhos e amigos, e a confusão mental da sogra, Letícia tenta refazer-se de tudo o que perdeu e dos erros que foi obrigada a cometer por amor às
filhas. O passado é evocado quando Sebastião, amigo de infância de Olímpia, surge para ampará-la e Gabriel, protagonista da vida paralela que Letícia gostaria de ter vivido, dá um passo à frente e assume o seu papel de padrinho e protector daquelas três figuras solitárias…



Edição -  Novembro 2011
ISBN - 978989455253       


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Aconselho-te a falares directamente com a Célia ;) O preço é mais barato e vem autografado :)

      Já li o outro livro dela e é mesmo uma autora que promete!

      Eliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!