, , , ,

Opinião da Ne: "Aquorea - Inspira" de M.G. Ferrey

abril 14, 2022 Inês Santos 1 Comments

 

Transcrevo esta opinião já depois de ter relido Aquorea e já depois de ter conhecido pessoalmente a autora (ai credo, não consigo tratá-la assim! Para mim já somos amigas), mas resolvi deixar tudo como escrevi à mão para que fosse o mais sincera possível e em nada influenciada. De qualquer forma, toda a primeira leitura teve o seu toque de influência, porque durante esta mandei e recebi alguns áudios para a M.G. (algumas às duas da manhã - desculpa!) e ela sempre me respondeu de forma entusiasta.

Vamos então falar sobre Aquorea:

Quando saiu em Junho de 2021 houve todo um hype sobre ele, tanto pelas betareaders como por outros leitores. Aqui a Ne, como não gosta de ler quando anda tudo excitado com um livro, decidiu esperar. Sou do contra, que querem que diga! Ou leio primeiro que todos ou leio muito depois - normalmente prefiro o primeiro. Apenas o li em Dezembro quando não resisti a uma leitura conjunta de Natal, mas mesmo assim ainda havia muito barulho em volta dele, por isso quando lhe peguei as expectativas ainda estavam em alta e a minha vertente crítica e minuciosa continuava ali nos píncaros. Maior atenção aos pormenores que menos me fazem gostar de uma leitura, digamos assim.

O primeiro ponto começou no primeiro capítulo, depois de um prólogo curtinho (que adorei), os restantes capítulos pareceram-me algo longos. De qualquer forma, à medida que a leitura avança e já estamos ambientados com as personagens e cenários, esse ponto negativo acaba por se esbater e ser esquecido. Quando a leitura é viciante, quem quer saber se o capítulo tem 10 ou 17 páginas? Chegamos a um ponto que quanto mais melhor!

O segundo ponto tem a ver com Ara: achei-a um pouco repetitiva em relação às suas reacções e pensamentos em relação a Kai e às suas atitudes. Isto desculpa-se claro com ser adolescente e Kai ser sem dúvida um espécime que capta atenção e pensamentos (até sonhos), mas estando ela num mundo novo, com pessoas novas, com pessoas que pensava mortas, com tanto por onde a sua atenção se poderia desviar, a sua atenção para com Kai acaba por ser algo desproporcional. Talvez eu diga isto por ser equipa Colt e por isso quem é team Kai não irá desgostar nada deste protagonismo inicial.

Outro ponto, mas aqui é mea culpa e da minha imaginação, com a capa (que adoro de paixão), sinopse e trailer, o meu cérebro criou logo uma história ainda mais fantástica (no sentido ficcional) em que Aquorea era um mundo de sereias - o que não é e não vou falar mais para não dar spoilers. Mas por isso, quando Ara chega a Aquorea acabei um pouco desiludida. Desilusão que não durou muito porque a M.G. pegou neste mundo e mostrou todos os pormenores que nos fazem querer viver nele e ter vontade de ir ali atirar-me ao mar a ver se lá vou parar. O dialecto, a comida, as tradições, até a flora! e a fauna!, política, etc. Não esperem um mundo sub-aquático só ali como cenário. Não! A escritora criou algo muito mais profundo, nos dois sentidos, que responde a cada pergunta que nos vai surgindo à medida que avançamos.

Apesar dos capítulos de muitas páginas, a acção desenrola-se muito fluidamente, isto graças a uma escrita leve com diálogos naturais e recorrentes. Quando temos alguma descrição nunca são demoradas ou entediantes, pelas razões que falei no paragrafo anterior.

Sendo autora nacional, estava à espera de uma escrita mais eloquente e filosófica (que não gosto), mas em vez disso todo o texto é adequado à idade das personagens e de forma bem directa. Não há cá "palha" para ninguém e por isso foi fácil viciar e ler este livro de quase 600 páginas. São percetíveis também algumas influências/inspirações americanas e havaianas, tal como o Kai fazer lembrar o Mamoa no seu papel de Aquaman e a Ara a Mohana (tudo recusado pela autora quando lhe disse ahahah, mas o déjà vú está lá).

As teorias (e os áudios) começam logo cedo porque começamos a encontrar pequenas dicas e pistas ao longo dos capítulos. A questão é que ansiamos por elas e ansiamos por desvendar tudo. Enganem-se se pensam que vão-se armar em Sherlocks e descobrir tudo! Nem todas as respostas estão neste primeiro livro malta e por isso mais vale relaxarem e aproveitarem a viagem. Não se esqueçam de ir partilhando com a M.G., ela é perita em aumentar a nossa curiosidade e ansiedade. Ainda diz ela que tem uma úlcera! Devo ter uma, fora as taquicardias, com todos os acontecimentos de parar o coração que ela escreveu aqui.

Outro ponto que não adorei foram as descrições de certas acções. Há uma cena em que Ara é atacada e este ataque é descrito na primeira pessoa (como todo o resto do livro) com algumas descrições de movimentos, mas não temos a presença de dor, ou emoção, ou medo, ou outros pormenores que me acostumei a ler noutros livros de acção e fantasia. Este ponto foi falado com a M.G. que me explicou que o intuito de uma descrição assim é para a acção ser mais rápida e dinâmica. Percebi, mas de qualquer forma gostava de mais porque achei que não consegui entrar bem na cena.

Curiosamente, e até eu estou admirada, o romance acabou por ser o ponto menos excitante. Talvez por ser óbvia a ligação entre a Ara e o Kai e apesar de gostar de acompanhar a evolução da sua relação e de adorar toda a tensão sexual entre eles, com umas cenas bem curiosas que se passam e que a minha veia romântica palpitou bastante, achei que soube a pouco, principalmente quando eles se entendem. Como há muito suspense e a história leva-nos numa caça aos vilões (com muitas reviravoltas), eles acabam por não conseguir ter muito tempo para eles e acabamos por não existir muitas cenas de cumplicidade de casal. Isto tudo fica resolvido por agora irmos ter um livro pelo ponto de vista do Kai e sabendo que esta história não acaba aqui. Aquorea acaba por ser o inicio e uma entrada para que agora possamos ter mais destes dois queridos e dos seus amigos e família.

Por falar nos personagens secundários, não posso deixar de referir que adorei todos eles! M.G. consegue mostrar-nos personagens tão cativantes como os protagonistas e por isso ansiamos por cenas tanto com Ara e Kai como com Petra, Mira, Wull, Isla e claro... Colt.

Vamos falar do Colt? Claro! Adorei este personagem por ser alguém de coração puro e doce. Claro que não é perfeito, mas foram todos os acontecimentos que se passaram com ele que também que me fizeram ansiar pelos capítulos com o seu ponto de vista. A busca por Ara acaba por ser monótona, mas a autora conseguiu desenvolvê-la de maneira a complementar o outro ponto de vista. Equilibram-se perfeitamente mas também me fez querer mais, mais histórias paralelas, mais de Colt e claro... o seu final feliz. Aliás, uma das minhas cenas preferidas e que achei das mais (mas não a mais) emotivas foi com este personagem, que muita gente detesta, mas que eu a-do-rei! *suspiro*

A autora não se priva de nos surpreender e partir o coração, ou até os dois aos mesmo tempo, e por isso a leitura de Aquorea é sôfrega e ansiosa; características que não se encontram facilmente na literatura nacional (pelo menos a que eu tenho lido). Esta leitura deu-me esperança e vontade de investir mais em escritores portugueses e por isso 2022 tem sido um ano de investimento. Quero mais ficção nacional e quero conhecer mais M.G. Ferrey's.

Agora só me resta ansiar pelo Shore Desvendado, que me vai dar mais um pouco de Aquorea. Mas o que anseio mesmo mesmo é a continuação deste primeiro livro, porque eu preciso de respostas para ontem.

Não quero deixar de salientar a genialidade desta autora em que uma das pistas está na capa... e mais não digo.

Para finalizar, o porquê de não ter dado as cinco estrelas - ao ler e até reler Aquorea (releitura esta que recomendo porque vai ser toda uma nova experiência), e apesar de toda a ansiedade que tenho para ler o resto, achei que sendo mais direccionado para jovens adultos, acabou por não me conquistar a 100%. Ainda não estou apaixonada completamente por Ara nem Kai, mas todas as trilogias que li e amei (incluindo a minha diva Sarah J. Maas ou até a Holly Black) começaram com quatro estrelas e estou super confiante que os seguintes vão ter nota máxima. Para um primeiro livro, acho que Ferrey conseguiu atingir e ultrapassar todos os seus objectivos e fico muito feliz por ela, mesmo!

Muito orgulho em ti amiga.

Espero que mais pessoas leiam e adorem o mundo de Aquorea, mas também espero ter mais pessoas na minha equipa ahahah.

No dia do funeral do avô, Arabela Rosialt afoga-se e, quando acorda, reencontra-o. A sua vida sofre uma reviravolta avassaladora ao descobrir que está em Aquorea: uma exótica e milenar comunidade que prosperou milhares de metros abaixo do nível do mar.
Kai, um rapaz de inescrutáveis olhos azuis, com um comportamento enlouquecedor, umas vezes frio e sisudo, outras vezes arrebatador, atrai-a e repele-a em simultâneo. Deixando-a louca de raiva... e de desejo.
Apesar das saudades infindáveis da sua família, Ara sente-se irresistivelmente atraída pelas novas amizades, a vida agitada e a existência daquela comunidade excêntrica, mas extremamente calorosa.
Tudo parece perfeito, até que alguns habitantes de Aquorea começam a morrer. Quando ela percebe que, afinal, o seu mergulho não foi coincidência e que dela depende a salvação ou condenação daquele mundo, terá de enfrentar a decisão mais difícil da sua vida.
Colocando as suas diferenças de lado, ambos tentarão perceber quem está por detrás dos assassinatos e daquela misteriosa conspiração.

1 comentário:

  1. E eu a pensar que a autora era estrangeira... até que vi que ia haver aquele evento da Fnac em Coimbra! Tenho de ler este livro se bem que nunca gosto de ler livros quando estão no hype e este continua no hype desde o ano passado. Ou é o instagram a fazer-me pensar assim? De qualquer forma, já li livros quando estavam no hype e acabei a gostar de alguns (hum, hum, ACOTAR...) Vamos a ver se acabo os que estão a olhar para mim da mesa de cabeceira para poder pensar nisto mais a preceito.
    Bela opinião Ne! Nunca conseguiria fazer uma critica assim tão construtiva e descritiva de um livro 😅

    ResponderEliminar

Dar feedback a um post sabe melhor que morangos com natas e topping de chocolate!